Re: Cicloide...

> Esta curva e bem conhecida e foi exaustivamente estudada nos
> primordios do Calculo. Huygens mostrou que com dois arcos de
> cicloide iguais podemos fazer um pendulo verdadeiramente
> isocrono, vale dizer, um pendulo cujo periodo seja
> independente da amplitude das oscilacoes.

Sobre o pendulo cicloidal. Tenho uma duvida:
Fixados os arcos de cicloide, qualquer que seja o comprimento do fio, a
trajetória do pendulo será uma cicloide?

Qual a forma mais fácil de se provar que o pendulo limitado pelos arcos de
cicloide forma uma trajetoria de cicloide?

Até a mais...

<Bruno Woltzenlogel Paleo>
bwp@h8.ita.br
UIN-77325094