Re: um teorema

Ola Marcelo,

Abaixo segue uma tentativa mais enxuta:

Seja A={ f(1),f(2),f(3),... } o conjunto imagem de f:N->N.

Claramente que A e um conjunto de inteiros positivos ...
Entao, pelo PRINCIPIO DE BOA ORDENACAO, existe um menor
elemento. Seja f(p) este menor elemento. Isto nos permite
afirmar que :

f(i) >= f(p) para qualquer i natural.

Por outro lado, COMO A FUNCAO E NAO-CRESCENTE, tomando um n
,devemos ter :

f(n) <= f(p) sempre que n > p

Todavia, o caso f(n) < f(p) jamais vai ocorrer, pois f(p) e
o elemento minimo de A e f(n) pertence a A. Assim,
necessariamente, vai ocorrer :

f(n)=f(p) para todo n > p.

que e o que queriamos demonstrar.

Veja que o que e fundamental e o principio da boa ordenacao
e a propriedade nao-crescente da funcao.

Um Abraco
Paulo Santa Rita