Re: N'umeros de Hamilton

Ola Prof Jose Paulo,
Como vai ?

Fiquei muito feliz em receber esta sua mensagem. E a
primeira desde muito tempo. Como estao todos ?

E verdade. O nome correto e Feynman. Eu sempre cometo esses
erros simplorios, pois escrevo com certa pressa, dado que a
maquina que uso nao esta sempre disponivel.

Eu nao conheco esses livros de divulgacao a que o Sr se
refere. Eu tenho muito poucos livros deste tipo, pois eles
costumam ser muito caros. Mas vou ver se encontro algum(ns)
por aqui ( acho dificil ! ). Nao sei se o Sr concorda
comigo, mas o mal dos livros de divulgacao e que eles nao
nos permitem uma compreensao detalhada, ficando em geral so
"no papo". Eu, por enquanto, acho melhor estudar o assunto
"a vera", com material didatico, artigos e muitos
exercicios. E fazendo muitos exercicios e refletindo sobre
eles, investigando os limites de sua aplicabilidade,
compondo pequenos artigos e refazendo experiencias ( quando
possivel ) e demonstracoes que se aprende. Aprender e uma
luta !

Nao sei se se pode falar em "simpatia por um tema", mas o
certo e que as ideias quanticas sempre me atrairam muito e
mesmo antes de conhecer todas as implicacoes das relacoes de
incertezas ( e acredito que ainda nao conheca todas ) eu ja
era um firme adepto da tese holista e indeterminista. Ela
nos da uma maior liberdade de pensamento. Francamente,
depois do Teorema de Godel, me parece que a segunda maior
conquista da humanidade no seculo XX foi a mecanica
quantica.

O Teorema de Godel na Matematica e as relacoes de incertezas
na Fisica acabaram por completo com as pretensoes dos
formalistas e reducionistas de forma geral, abrindo caminho
para possibilidades insuspeitas. A esperanca em um futuro
melhor para a humanidae e muito mais certa com eles que nos
modelos anteriores.

A principio o Teorema de Godel foi quase completamente
ignorado,mas vem ganhando atencao gradativamente e tenho
lido muitos cerebros ilustres o apreciarem por diversos
angulos e quase ja consigo demonstra-lo por completo. Eu
imagino que doravante vao comecar a surgir mais e mais
exemplos de teoremas bastantes verossimeis e, no entanto,
indemonstraveis dentro dos axiomas e objetos tradicionais
dos diversos ramos da Matematica : isto mostrara a falencia
do metodo axiomatico e obrigara os Matematicos buscarem
novas formas de tratarem os problemas. O CARA LA DE CIMA nao
brinca e nao inspirou Godel para ele produzir um resultado
tao importante sem maiores intencoes ...

O mesmo se diga das relacoes de incertezas !

Esse papo e longo, mas, se Deus Quiser, nos teremos
oportunidades de discutir isso pessoalmente.

Um abracao pro Sr, e para os Prof Wagner, Morgado, Nicolau e
Gugu

Paulo Santa Rita
6,1813,15092000

On Fri, 15 Sep 2000 15:52:53 -0300