De: Marcos Paulo <mparaujo@ajato.com.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Terça-feira, 12 de Setembro de 2000 14:07
Assunto: Propriedades tautocrona e Braquistocrona da cicloide

Desculpem reenviar esta msg mas acredito que qdo enviei pela primeira vez havia muitas questoes ssobre a olimpiada Brasileira ... reenvio na esperanca de que alguem posa me ajudar. obrigado.

Alguem conhece uma demonstracao de que a curva com a propriedade tautocrona (e braquistocrona) é um arco de cicloide? Eu vi a pouco tempo uma demonstracao que usava transformada de Laplace .. esta, no entanto, nao me interessa ... se alguem puder ajudar me mostrando outra demonstracao  ou alguma bibliografia agradeco.

[]'s MP