Re: Insistente...

Ola Rodrigo,

Voce pode descrever melhor sua questao ?

Seja ABCD o quadrado original, doravante designado por
ABCD(0). O quadrado ABCD(i) tem seus vertices nos lados do
quadrado que o envolve imediatamente, vale dizer, em
ABCD(i-1). Certo ?

Se assim for, uma construcao - candidata obvia - possivel
seria impor que os lados de ABCD(i) tivessem uma inclinacao
constante em relacao aos lados de ABCD(i-1)... Se definirmos
:

Lado de ABCD(i) = L(i), Area de ABCD(i) = A(i), entao :

A(i) = L^2(i-1) - L^2(i)*sen(2*teta), teta e a inclinacao.
Fator retirado : L^2(i)*sen(2*teta)

O problema e evidentemente recurssivo e acredito que uma
formula de recorrencia seria a melhor expressao. Todavia,
nao sei se o que consigo entender e realmente o que voce
imagina ...

Independente de tudo isso, acredito que o fato de que

Se retirarmos de uma Progressao Geometrica de 1 ordem a
mesma Progreeso multiplicada por um fator, o resto ainda
sera uma PG1.

Vai ser importante na resolucao da questao, visto que assim
poderemos aborda-la considerando os quatro
triangulos-retangulos que sao retirados de um dado quadrado
para surgir o quadrado imediatamente subsequente.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
3,1544,12092000

Don't E-Mail, ZipMail! http://www.zipmail.com/