Re: trapezio

Ola pessoal !

Seja um trapezio de bases "a" e "b" e suponhamos, sem perda
de generalidade, que a < b. Queremos tracar uma paralela as
bases de forma que o trapezio fique dividido em dois outros,
cujas areas ( o de cima para o de baixo ) estao entre si
assim como "p" esta para "q".

Tracando a paralela, suposta de comprimento "x" e, a seguir,
tracando pelo vertice superior direito do trapezio original
uma paralela ao lado esquerdo, sejam "H1" e "H2" as alturas
dos trapezios ( superior e inferior respectivamente
)formados.

Entao :

(Paralelograma superior + triangulo superior)/(Paralelograma
inferior + trapezio inferior) = p/q

Mas :

Paralegrama superior = H1*a
Paralelograma inferior= H2*a
Triangulo superior = (H1*(x-a))/2
Trapezio Inferior = (((x-a)+(b-a))/2)*H2

Logo :

(H1*a + (H1*(x-a))/2)/(H2*a + (((x-a)+(b-a))/2)*H2) = p/q
(H1/H2)*((a+x)/(b+x)) = p/q
(a+x)/(b+x) = (p/q)*(H2/H1)

Da semelhanca dos trinagulos tiramos que H1/(H1+H2)=
(x-a)/(b-a) ou :
H2/H1 = (b-x)/(x-a). Substituindo acima :

(a+x)/(b+x) = (p/q)*((b-x)/(x-a))
(x^2 - a^2)/(b^2 - x^2) = p/q

Resolvendo esta equacao, achamos :

x = raiz_2( (p*(b^2)  +  q*(a^2))/(p + q) )

Se os trapezios sao equivalentes, entao p=q=1. Logo :

x = raiz_2( (a^2 + b^2)/2 )

Note que, nesta formula, um triangulo pode ser visto como um
trapezio em que a base menor e igual a zero, isto e : a=0.
Assim, para um triangulo de base "b" ficaria :

x= b*raiz_2( p/(p+q) )

Independente da altura do triangulo !

Um abraco
Paulo Santa Rita