lógica e fundamentos

Olá, pessoal

     Sou aluno do 1° ano de Bacharelado de Matemática e comecei a me
interessar muito por lógica e fundamentos da matemática. Tenho algumas
dúvidas que gostaria que alguém me tirasse. A primeira é a seguinte: toda a
matemática é construída a partir de axiomas, que não são provados, e a
partir deles são deduzidas as verdades matemáticas dentro desse sistema. Mas
essa relação de implicação é uma verdade matemática, e precisa de axiomas
para o provar. Como se dá isso? Os teoremas da lógica dispensam provas?
Outra coisa: a incompletude de Gödel, que diz que a aritmética não pode ser
deduzida a partir de sistemas de axiomas, só vale para sistema do tipo
mecânico?

                                  grato pela atenção,
                                              Rogério