Olimpiada Internacional de Fisica ( e informatica ? )

Ola Pessoal,

A ideia de se discutir Fisica aqui nesta lista, sem ficarmos
com a impressao de que estarmos fugindo ao tema ou
praticando algo proibido, me parece muito boa. A historia
mostra que muitos Matematicos de Gabarito foram tambem
Fisicos ilustres, tais como Newton, Euler, Lagrange,
Laplace, Gauss e outros.

No site http://www.ufc.br voces podem encontrar as provas de
muitas ( talvez de todas ) Olimpiadas Internacionais de
Fisica, os regulamentos e informacoes sobre as Olimpiadas
Brasileiras. O Brasil nunca ganhou uma medalha numa
Olimpiada Internacional nesta área, pelo que descobri.

Outro tema profundamente ligado a isto sao as olimpiadas
internacionais de Informatica, onde basta saber formular
algoritmos eficientes em uma linguagem bem estabelecidas.
Muitos problemas matematicos interessantes podem ser
abordados por algoritmos recurssivos implementaveis em C ou
Pascal.

Outro dia eu precisei desenvolver um algoritmo para abordar
a seguinte questao: Seja A uma matriz quadrada PxP, P primo.
Seja B a matriz transposta A. Sabemos que dois elementos que
estao muma mesma linha em A nao estarao numa mesma linha em
B. Quantas matrizes quadradas PxP  B1, B2, B3 ,..., Bn
podemos construir de forma que :

1) Se dois elementos aparecem juntos numa mesma linha de uma
delas nao poderam aparecer numa mesma linha de nenhuma outra
?

2)Desenvolva um algoritmo eficiente que resolva este
problemas, vale dizer, que recendo como entrada a matriz A
devolva um vetor de N matrizes com a propriedade enunciada
em 1)

Sem querer estragar a alegria da descoberta individual,
sugiro a quem se interessar pelo problema que numere linhas
e colunas a partir de o ( zero ) e nao de 1 ( um ) como e
convencional. A seguir, basta generalizar o conceito
matematico de transposicao de matrizes, usando congruencias.

Um abracao a Todos
Paulo Santa Rita
2,1629,28082000

Alguem sabe o Site onde ficam as provas das olimpiadas
internacionais de Informatica ?

Um abraco a Todos
Paulo Santa Rita
2,1602,28082000

On Mon, 28 Aug 2000 13:34:55 -0300
=?iso-8859-1?Q?Sistema_ELITE_de_Ensino_-_Unidade_Bel=E9m?=

Don't E-Mail, ZipMail! http://www.zipmail.com/