Re: Re: sugestão

Estive pensando (ihhh...) um pouco sobre esse negócio de questões triviais
e questões difíceis, senão vejamos:

Eu encaro da seguinte forma:  Não há questão, qualquer que seja o seu
nível, que não mereça atenção de alunos ou professores. Se um leitor a
considerar elementar para o seu nível de conhecimento ele deve se lembrar
que ao emitir comentários, sugerir leituras sobre o assunto ou mesmo
mostrar o caminho da solução, ele estará ajudando: 1)à quem enviou à
dúvida; 2)estará ajudando a tantos outros que talvez ainda não tenham
percebido que possuem a mesma dúvida; 3) por último estará no mínimo
exercitando, mesmo que sem perceber, os seus conhecimentos.
Caso a questão seja de nível superior ao conhecimento de um leitor, isso
deve servir de incentivo, motivação, para que ele procure aprender um
pouco mais, mesmo que gradualmente, sobre os assuntos relacionados à
questão.

Vocês já pensaram se o Ralph , O Gugu , o Nicolau  (até aqui já são 4
medalhas de ouro em IMO's), O Eduardo Wagner, O Morgado, e tantos outros,
simplemente resolvessem pensar " Ahh, essa questão é trivial demais para o
meu nível... vou ignorá-la" quando encontrassem questões que para eles
fossem elementares, mas que para nós não são??  O que seria dessa nossa
discussão em matemática?.

Por outro lado, Andrew Weil (é assim??) conheceu o Teorema mais famoso do
mundo (lembram, o ùltimo de Fermat.) com apenas 10 anos de idade, e o
perseguiu a vida toda. Ou seja, ele desenvolveu matemática exatamente por
ter se defrontado com um problema que ele (e todo mundo, literalmente!)
simplesmente não consegui resolver. E se ele tivesse, como tantos fizeram,
desistido por pensar " Ahhh.. isso está bem acima do meu nível!". Mas não,
ele preferiu encara de outra forma,aprendeu matemática gradualmente e isso
era apenas o começo da brincadeira.

Eu quando era do primário ficava fascinado com o pessoal do ginásio porque
eles somavam x e y e encontram números como resposta. Eu ainda não sabia
nada sobre o assunto, e pra mim aquilo parecia difícil. Acho que foi por
isso que resolvi estudar matemática...

Era isso... desculpem o tempo tomado!

[]'s,
Alexandre Vellasquez