Re: Permutação Caótica

On Tue, 15 Aug 2000, Jorge Peixoto  Morais wrote:

> Como se calcula o número de permutações caóticas em um conjunto com elementos
> repetidos?

O que é uma permutação caótica?

> Marcos Eike, você disse há algum tempo que tinha bom material sobre a Gama.
> Eu gostaria se você mandasse para o meu e-mail, jorge_peixotom@hotmail.com.
> Além disso, com a f. Gama qualquer binomial n sobre p está definido, mesmo
> que n e p sejam, por exemplo, complexos?

Eu vou me permitir responder, já que a mensagem foi enviada para a lista.
O arquivo da nossa lista tem material sobre a função gama.
Ela define z! para qualquer número complexo z, exceto inteiros negativos,
e sempre temos (z+1)! = (z+1)(z!).  A função gama pode ser caracterizada
de várias formas. Podemos assim definir números binomiais mais gerais.
Tente começar em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-rj.1999/msg00689.html

Entretanto existe uma outra forma de generalizar números binomiais.
Ela vem da observação que, para m fixo, a função binom(x,m) é um polinômio
em inteiros >= m. Abandonando esta restrição  definimos

binom(x,m) = x(x-1)(x-2)...(x-m+1)/m!

para todo x.

[]s, N.