Re: IMO2000 na minha home page

On Fri, 28 Jul 2000, Ponce wrote:

> [...]
> Em resposta a proposta do Nicolau, vai uma possível solução do primeiro
> problema, considerado o mais fácil da prova.
>
> Enunciado
>
> Duas circunferências G1 e  G2  interceptam-se em M e N.Seja t a reta tangente
> comum a G1 e G2 mais próxima de M.
> Sejam A e B os pontos de intersecção de t com G1 e G2 respectivamente.Seja s a
> reta paralela a t por M, C a sua intersecção com G1 e D com G2 .As retas CA e DB
> interceptam-se em E, as retas AN e CD interceptam-se em
> P e as retas BN e CD interceptam-se em Q.  Mostre que EP = EQ.    (Origem: IMO –

Valeu, Ponce, confesso que ainda não li sua solução,
mas aí vai minha mensagem anterior desencriptada:

Para o item (a) minha estratégia é sempre fazer a pulga x_1 pular
por cima da pulga x_n. Isto equivale a considerar iteradas da matriz

[  0    1    0    0    0  ]
[                         ]
[  0    0    1    0    0  ]
[                         ]
[  0    0    0    1    0  ]
[                         ]
[  0    0    0    0    1  ]
[                         ]
[  -l   0    0    0   1+l ]

Agora um pouco de álgebra linear mostra que para l = 1/(n-1)
1 é autovalor duplo com nilpotência e para l > 1/(n-1)
o maior autovalor é maior do que 1.
Observe que 1 é sempre autovalor com autovetor à esquerda

[  -l   -l   -l   -l   1  ]

e foi daí que veio (para mim!) a fórmula para M.
Enfim, para l >= 1/(n-1) quase todo vetor tende a infinito
e as exceções vêm de ordenar errado.

[]s, N.