-----Mensagem Original-----
De: Ralph Costa Teixeira <ralph@visgraf.impa.br>
Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Enviada em: Sexta-feira, 21 de Julho de 2000 21:35
Assunto: Re: octogonal

...e 15 também não é suficiente...

        A  B  C  D  E     F  G  H
A       -  0  0  3  3     0  0  0
B       3  -  3  0  0     0  0  0
C       3  0  -  0  3     0  0  0
D       0  3  3  -  0     0  0  0
E       0  3  0  3  -     0  0  0

F       3  3  3  3  3     -  ?  ?
G       3  3  3  3  3     ?  -  ?
H       3  3  3  3  3     ?  ?  -
Total  15 15 15 15 15    <6 <6 <6

Aqui, F, G e H são dos módulos arco-íris, fraquinhos, e não ganham de
ninguém. Entre os outros cinco, há exatamente 5x4/2=10 jogos, e dá
direitinho para cada um ganhar dois jogos como assinalado acima. Todos
têm 15 pontos, alguém vai rodar...

Com 16 eu *aposto* que um time se garante. Alguém se habilita a
arrumar uma prova elegante?

Abraço,
Ralph