Re: Combinatoria

On Thu, 20 Jul 2000, Alexandre Tessarollo wrote:

> 	Essa é uma questão de permutação circular. Fiz de duas maneiras.
>
> Primeira maneira:
>
> 	Vamos primeiro permutar todas as bolas como se estivessem uma ao lado
> da outra numa prateleira. Para quem já estudou permutação c/repetição, é
> fácil ver que existem N=54!/(6!8!16!24!) arrumações possíveis. Agora
> "fechemos" o círculo, isto é, juntemos uma ponta da prateleira à
> outra(como se a prateleira fosse maleável). Ao fazermos isto, vemos q a
> arrumação q põe todas as bolas juntas de acordo com a cor, isto é,
> BBBBBBAzAz..AzVV...VAmAm...Am é equivalente à
> [...]

Infelizmente a resposta e ambos os raciocínios apresentados estão incorretos,
apesar de serem boas aproximações. A falha consiste no seguinte:
existem algumas arrumações contadas na solução 1 que vêm em classes
não de 54 e sim de 27 arrumaçòes equivalentes. Um exemplo disso é

BBBAAAAVVVVVVVVYYYYYYYYYYYYBBBAAAAVVVVVVVVYYYYYYYYYYYY

(onde usei B para branco, A para azul, V para verde e Y para amarelo)
pois girando 27 espaços temos a mesma arrumação.
Antes de rodarmos a roda, temos exatamente

27!/(3!4!8!12!)

arrumações deste tipo e portanto a resposta correta é

(54!/(6!8!16!24!) - 27!/(3!4!8!12!))/54 + (27!/(3!4!8!12!))/27 =
= (54!/(6!8!16!24!))/54 + (27!/(3!4!8!12!))/54 =
= 68060828021687548916368500 + 72505182750 =
= 68060828021687621421551250

[]s, N.