Re: cordas...

On Sun, 16 Jul 2000, sidd wrote:

> tipo... como seria uma maneira matemática de expressar a formação de
> nós? Isto é, expressões algébricas que representassem os movimentos com
> as cordas... de tal maneira q fosse possível determinar se ela formaria
> um nó ou se desfaria quando puxada? Existe algum estudo sobre isso? E
> problemas no estilo?

Existe uma área da topologia chamada teoria de nós. Nesta teoria
um nó é uma cordinha fechada (como um elástico) no espaço euclideano R3
que pode ser deformada livremente e dois nós são iguais se podemos deformar
um no outro. Alguns problemas fundamentais são reconhecer quando dois
nós são iguais ou, caso particular, quando um nó é trivial.
Existem vários invariantes algébricos conhecidos.

Observe que isto não tem nada a ver com a física de nós em cordas de verdade,
que deveria levar em conta fatores como o atrito entre várias partes
da corda.

E por favor não misturar nada disso com cordas e supercordas no sentido
qüântico muito moderno, um assunto sobre o qual eu aliás sei bem pouco.

[]s, N.