Re: circunferência x círculo

On Wed, 12 Jul 2000, Filho wrote:

> É muito comum se ver em livros e provas de vestibulares, perguntas do tipo:
> Determine a área da circunferência.ERRADO OU OK ? Não seria melhor:
> Determinar a área da região limitada pela circunferência ou do disco ou mesmo
> do círculo. Ou será correto se referir a uma circunferência como sendo um
> círculo? A circunferência não é um subconjunto do círculo? O círculo não pode
> ser visto como a reunião de várias circunferências concêntricas? Devemos
> fazer vista grossa?  Gostaria de ter a opinião de vocês.

A minha opinião é que as palavras circunferência e círculo são usadas
de forma tão bagunçada que não se deve supor que o leitor saiba discernir
muito bem entre as duas e se for necessária distinguir entre a curva
e o disco, deve-se explicar. O mesmo vale para polígono e poligonal.

Ou seja, eu nunca perguntaria em uma prova
"determine a área da circunferência" mas não criticaria quem perguntasse.
Em provas de cálculo em prefiro uma notação mais algébrica
(determine a área da região determinada por x^2 + y^2 <= 1)
mas em outros contextos isto não é possível.

[]s, N.