Re: faixa de hipérbole

On Sun, 9 Jul 2000, Marcelo Souza wrote:

> Olá
>     Alguém poderia me ajudar enviando a solução do exercício abaixo
> - Dada a decomposição di intervalo [a,b] em intervalos justapostos, o "erro"
> que se comete ao tomar-se a área do polígono retangular P ao invés da área
> da faixa H(a)_b é a diferença E=(área de H(a)_b) - (área de P). Prove que se
> tem E<c/2(1/a-1/b), onde c é o comprimento do maior intervalo da
> decomposição.
> Conclua que, fixado [a,b], podemos tornar o erro E tão pequeno quanto se
> deseje (digamos E<e') desde que tomemos uma decomposição de [a,b] por meio
> [...]

Isto que você está estudando é a definição de integral via somas de Riemann
e você pode ver este assunto em grande detalhe em um livro introdutório
de análise, como por exemplo o Curso de Análise, vol. 1, Elon L. Lima,
projeto euclides.

Em todo caso, a área A determinada por a < x < b, 0 < y < 1/x
claramente satisfaz (b-a)/b < A < 1/2 * (b-a)(1/a + 1/b)
pois a expressão da esquerda é a área de um retângulo contido
na região original e a expressão da direita é a área de um trapézio
contido na região original (vide figura). A estimativa que você quer
segue facilmente. []s, N.

Figura de uma hiperbole (hyp.gif)