Re: critica

Ola Elon,
Tudo legal ?

Uma forma de responder a sua questao seria observar que que
0,999... pode ser entendido como

9/10 + 9/100 + 9/1000 + ...

Esta "serie geometrica" e convergente e sua soma vale:

(9/10) / (1 - 1/10) = (9/10) / (9/10) = 1

Assim, "de fato", 0,999... = 1. Satisfaz ?

***

Eu nunca vi alguem pensar por postulados, axiomas e teoremas
... Eu sempre vi as pessoas justificarem suas percepcoes
internas e intuicoes com estas coisas ! Em "Prova e
Refutacao", de Lakatos, vemos que a famosa e sempre exigida
demonstracao nao passa de um estagio final de um longo e
laborioso processo mental dialectico,  totalmente
informalizavel e que, efetivamente, e o verdadeiro veiculo
de todas as descobertas cientificas que a humanidade ja fez.

Por outro lado, quem quer prova pra tudo deveria ler um
pouco de logica pois hoje sabemos que qualquer sistema
formal que use o minimo de principio aritmeticos  contera
proposicoes acerca dos objetos do sistema que sao totalmente
inatingiveis com os recursos de inferencia do mesmo
sistema(incompletude) ou tera contradicoes internas
(inconsistencia) - Teorema de Godel

***

Nao fique chateado se alguem, eventualmente, achou sua
pergunta algo idiota ou imbecil : a historia da ciencia
mostra que grandes descobertas so foram possiveis porque
alguns homens resolveram se fazer ( e responder ) perguntas
imbecis...

Quando alguem "sente" que aquilo que a comunidade acha
evidente nao e tao evidente assim, em geral, essa pessoa
esta percebendo estrutura digna de analise naquilo que os
outros acham irredutivel... isso pode ser muito bom !

Finalmente, a imensa maioria das pessoas da lista sao muito
legais, com grandes professores a nos orientarem.

Um abraco
Paulo Santa Rita
4,1013,03052000

On Fri, 21 Apr 2000 10:59:27 -0300