Re: O dia que nao acaba

Caro Flavio:
Voce pode imaginar que este tipo de discussao atarantou os
matematicos durante muitos anos. Para evitar que a Matematica
estagnasse ou que descambasse para discussoes do tipo: "eu
acho que 2+2=5 porque sou budista", os matematicos, desde a
segunda metade do seculo XIX (culminando talvez com Hilbert,
na virada para o seculo XX), desenvolveram uma atitude mais
prgamatica, convencionando um sistema mais modesto de "certezas"
e de metodos aceitos por todos (os matematicos), a partir dos quais
eh possivel deduzir tudo que um matematico precisa para trabalhar
e aplicar a matematica ao mundo fisico. Tal sistema consta de conceitos
primitivos, axiomas, e regras aceitas de Logica, e a partir dahi fluem os
teoremas conhecidos. Dentro deste sistema, nao
ha lugar para "numeros infinitesimais" ou para consideracoes esotericas
sobre o infinito. E dentro de tal sistema, como ja disse em outro e-mail,
nao
ha a menor duvida de que 0,999...=1. Agora, ninguem pode impedir ninguem
de atribuir outros significados a esses termos e fazer suas proprias
consideracoes "filosoficas". Mas isto nao eh considerado propriamente
matematica pelos matematicos.
JP

Post Scriptum: Sei muito bem que este sistema que mencionei apresenta certas
dificuldades, e que ha uma teoria (chamada "Non-standard analysis") que
tenta
resgatar conceitos tipo "numero infinitesimal", mas para analisar isto, so
escrevendo 900 paginas.
JP