Lucas e seus problemas:

PROBLEMA

A soma de dois quadrados perfeitos consecutivos pode ser um quadrado
perfeito: por exemplo,

3^2 + 4^2 = 5^2. Encontre o menor inteiro n > 2 para o qual existem n
números inteiros consecutivos tais que a soma dos seus quadrados seja
um
quadrado perfeito.

==============

Será que estou sendo totalmente tonto se tento isto no QBasic:

DIM n, i, d       'declara variáveis
n = 2

  DO              'repete comandos até o loop
    n = n + 1     'n assume valor de n+1
    d = 0         'd assume valor nulo
    FOR i = n TO 2 * n - 1  'repete até o next, até que a 2n -1 seja
atingido
      d = d + i ^ 2         'd assume valor de d + i^2
    NEXT i                  'volta ao for i = n to 2*n -1
  LOOP UNTIL INT(SQR(d)) = SQR(d)
  'por int(sqr(d)) entenda-se a parte inteira de sqrt(d). caso a parte
  'inteira seja igual à sqrt(d) sabemos que se trata de um quadrado
perfeito.

PRINT d   'mostra d na tela

Testei todos os números de 2 até 2500 e não achei nenhuma resposta.
Será que o Lucas tirou este problema de algum lugar e o repassou sem
antes verificar, ou eu não estou fazendo certo ou este problema não
tem nada com nada? Buenas, não sei.

Abraço todos, Benjamin Hinrichs