Re: Tres exercicios

Caros Colegas da Lista,
Saudacoes !

No desenvolvimento do Binomio (1 + 1/3)^65, o Termo Geral -
que doravante designaremos por T(k+1) - e expresso por :

T(k+1) = (65! / (k! * (65 - k)!)  )*( (1/3)^k )

Este Termo Geral pode ser escrito de outra forma, a saber:

T(k+1) = (65! /  (65 - k)!)  )*((1/ k!)* (1/3)^k )

Simplificando 65! com (65 - k)!  surgirao "k" fatores, desde
65 ate "65 - k + 1". Estes fatores constituirao o
"NUMERADOR". Se, por outro lado, associarmos a cada fator de
k!  (1*2*...*k) um "3"  de (1/3)^k, teremos o "k" fatores, a
saber:

(1*3)*(2*3)*(3*3)*(4*3)* ... (k*3)

Estas duas observacoes nos permitem concluir que cada novo
termo e o produto do anterior pela fracao (65 - k +1) /
(3*k). Assim, os termos so crescerao se esta fracao for
maior que 1 ( um ) ! Portanto, o menor "k" tal que :

65 - k + 1 < 3k

E o valor que procuramos ... A resolucao da inequacao
fornece k > 16,5. Logo, deve ser k = 17. O maior termo e,
portanto, o decimo-oitavo termo.

Esta maneira de ver as coisas pode ser empregada para
resolver QUALQUER QUESTAO SIMILAR, inclusive aquelas em que
precisamos empregar a formula de expansao multinomial de
Leibniz. Uma questao de alguma forma correlata pode ser:

***
seja T(k) = ( (k^N) / (1+ 1/N)^k ).  K variando em {1,2,3,
... }  e N um natural fixo dado, nao nulo.  Para que valor
de "k", T(k) atinge o seu valor maximo ?

***

Ola Via Luz. Agradeco sua lembranca. O certo e que por
problemas de saude em minha familia precisei viajar para
Bahia com brevidade... Por isso não estou participando da
Lista, dado que aqui não tenho um computador disponivel. So
respondi a este e-mail por uma contigencia que acredito
dificilmente vai se repetir. Espero em breve estar no Rio e
voltar as minhas atividades normais ...

Um Grande Abraco a Todos
Saudades dos Amigos !

Paulo Santa Rita