Re: Raiz quadrada é mesmo +-a?

Eu acho que o raciocínio usado faz com que cheguemos a conclusões absurdas,
como -1=1. Pretendo mostrar que isso não é verdade.
Analisemos a equação

sqrt(a^2)=b, a>0

Podemos elevar os dois membros ao quadrado, e temos que
b^2-a=0

Nos interessa, por hipótese, saber o valor de b. Observe que o maior
expoente de b é 2 (e também o único). Isso implica que teremos duas
soluções, e NÃO que elas (soluções) são iguais. É como resolver a equação
x^2-5x+6=0, encontrar as raízes 2 e 3 e propor que trata-se de um absurdo
porque 2 é diferente de 3.

Extendendo um pouco o problema, suponhamos que queremos achar b em
a^(1/n)=b
Elevando os dois membros a n, temos
a=b^n
Para todos os n naturais, teremos n respostas para o valor de b. Se n for
ímpar, as respostas "coincidentemente" são iguais; se não, há duas
respostas.

Talvez eu devesse provar uma passagem aqui e outra ali, mas acho que
consegui provar que a proposição é absurda.