Re: xadrez e matemática

   A edição de "A Matemática dos Jogos" portuguesa é da Publicações
Europa-América, em dois volumes, a que tenho é de 1958. A da Ed. Dover se
chama "Mathematical Recreations", está sem data, é a segunda edição
revisada, o que você procura está nos capítulos 10 e 11. Não acostuma, nem
sempre acho os livros que quero, estou com A Obra do Século (pela duração,
não pela magnitude) em casa, dessa vez foi sorte. Abraços, olavo.