Caros amigos da lista, não sei se o assunto é adequado, mas
não vejo prejuízo nenhum para a lista. Gostaria de ter a
opinião de vocês.
Vou tentar ser breve: O exame nacional
propõe situações práticas, contextualizadas,
exigindo do aluno, raciocínio e não simplesmente
memorização de fórmulas. Não vejo problema
até aí. No entanto muitas questões exibidas nas provas
anteriores, embora bem boladas, não abrange toda a matemática
que se ensina em sala de aula. Continuando nesse ritmo, então, existe
a possibilidade de se excluir naturalmente determinados conteúdos do
vestibular e consequentemente dos currículos dessa nova
geração. Será que daqui a alguns anos esse conhecimento
elaborado, adquirido através de grandes mestres, textos de livros e
revistas não vão se tornar inadequados as novas propostas de
ensino por não ser tão "prático"? Tal
conhecimento não ficará mais elitizado ou mesmo esquecido? O
conhecimento elaborado e o conhecimento cotidiano na minha opinião
devem caminhar juntos. Mas, a partir do momento que se exclui uma
porcentagem tão alta de conteúdos matemáticos, parece
até que apenas uma pequena parte do que se ensina tem utilidade
prática. Todo conhecimento tem sua importância em nosso
crescimento. Mas do jeito que as coisas ocorrem, parece até que foi
um desperdício aprender tanto.
plutao@secrel.com.br
Grato!!!!!!!!!