Caros amigos da lista, não sei se o assunto é adequado, mas 
    não vejo prejuízo nenhum para a lista. Gostaria de ter a 
    opinião de vocês.
 
    Vou tentar ser breve: O exame nacional 
    propõe situações práticas, contextualizadas, 
    exigindo do aluno, raciocínio e não simplesmente 
    memorização de fórmulas. Não vejo problema 
    até aí. No entanto muitas questões exibidas nas provas 
    anteriores, embora bem boladas, não abrange toda a matemática 
    que se ensina em sala de aula. Continuando nesse ritmo, então, existe 
    a possibilidade de se excluir naturalmente determinados conteúdos do 
    vestibular e consequentemente dos currículos dessa nova 
    geração. Será que daqui a alguns anos esse conhecimento 
    elaborado, adquirido através de grandes mestres, textos de livros e 
    revistas não vão se tornar inadequados as novas propostas de 
    ensino por não ser tão "prático"? Tal 
    conhecimento não ficará mais elitizado ou mesmo esquecido? O 
    conhecimento elaborado e o conhecimento cotidiano na minha opinião 
    devem caminhar juntos. Mas, a partir do momento que se exclui uma 
    porcentagem tão alta de conteúdos matemáticos, parece 
    até que apenas uma pequena parte do que se ensina tem utilidade 
    prática. Todo conhecimento tem sua importância em nosso 
    crescimento. Mas do jeito que as coisas ocorrem, parece até que foi 
    um desperdício aprender tanto.
    plutao@secrel.com.br
    Grato!!!!!!!!!