Re: Limite

Ola Prof Marcos,
Saudacoes !

A questao que o Sr propos pode sair por uma dupla aplicacao do teorema do
confronto, um tema que e abordado no 2 grau e que portanto e acessivel a seu
aluno. Conforme o Sr deve saber, se, atendidas determinadas condicoes:

Teorema do confronto:

Atendidas determinadas condicoes:
e se:
F(x) < G(x) < H(x)

e lim F(x) = L e Lim H(x) = L entao Lim G(x) = L

Os limites devem ser para a mesma variavel e as funcoes devem atender
algumas exigencias.

Seja B= (x - tgx)/(senx - x), sua funcao. Entao:
B = (tgx - x)/(x - senx) = tgx/(x - senx)  -  x/(x - senx)
B = tgx/(x - senx)  +   x/(senx - x)

mas, olhando para o ciclo trigonometrico, sabemos que:

senx + cosx < 1 => senx < 1 - cosx  ( desigualdade 1 )

senx + ( 1 - cosx ) < x => x - senx > 1 - cosx

Logo : x > x - senx > senx para 0 < x < pi/2
( Veja o Sr mesmo para x < 0 )

Assim :

x > x - senx > senx => tgx/x < tgx/(x - senx) < tgx/senx
como lim tgx/x = 1 e lim tgx/senx = 1 entao:

lim tgx/(x - senx) = 1

( aplique o Sr mesmo x > x - senx > senx em x/( senx - x) conforme apliquei
acima para tgx/(senx - x). O Sr chegara ao mesmo resultado.) Assim

lim B = Lim tgx/(x - senx)  +  Lim x/(senx - x)
lim B = 1 + 1 = 2

Toda questao sobre limites, trivial porem nao direta, tal como a sua, se
resolve por :

1) por combinacao de limites basicos
Por ex: lim( 1 + raiz2(1 - senx) + raiz2(1 + senx) )/x,  x -> 0

2) por substituicao de infinitesimos
Por ex: lim ( e^x + x )^(1/x), x -> 0

3) pelo teorema do confronto
Por ex: sua questao