Re: Limite

>Gostaria que me ajudassem nessa:
>
>Um aluno me pediu para que eu calculasse o seguinte limite:
>
>Lim    (x  - tg x)/(senx - x) .
>x-->0
>
>Na hora resolvi usando a regra de L'Hospital e encontrei 2 que é a
resposta.
>Em casa fui pensar em como  faria a questão sem usar a regra de
L'Hospital.
>Sem sucesso resolvi pedir ajuda e ninguém conseguiu resolver sem usar a
regra de L'Hospital. Se alguém conseguir algum artifício algébrico me
avise!

>Marcos Paulo

Oi Marcos,
Eu acho que se você ficar manipulando por relações trigonométricas não vai
adiantar muita coisa. Tente um desenvolvimento do numerador e do
denominador por series (de Taylor, se não estou errando no nome) e assim
teremos que:

1. sen(x) = x -(x^3/3!) + (x^5/5!)...
2. tg(x) = x + (x^3/3)...

Assim, vendo que x-tg(x) = -[tg(x)-x] e ainda que sen(x)-x = -[x-sen(x)] e
fazendo o limite  vem que:

lim  [( tg(x)-x )/(x-sen(x))] tende para lim (x^3/3)/(x^3/6) = 2.
x->0                                     x->0

Acho que a brincadeira é essa...
ALLguém concorda?

Obs.: Novamente, se não errei nessa série vc tem que:
      f(x)=Somatorio(k=0 até inf.)[ da [deriv. k-ésima de f(0)].x^k/k!] ]

[]'s
Alexandre Vellasquez