Re: Problema

>     Agora eu fique confuso...tipo, a permutacao dos cubinhos internos
> que nao sao visiveis, nao alteraria do mesmo jeito o cubo ?

A ideia eh a arrumacao dos cubinhos so sera diferente se:

1) um observador externo possa notar a diferenca.
2) se algum cubinho tiver pelo menos um cubo adjacente diferente do que na
arrumacao anterior.

> O Alexandre
> citou que " Dessa forma acho que a resposta do
> marcelo para o item (b) deve ser dividida por 6(da escolha da base) e
> por 4
> (as quatro faces restantes)." ....Fixar uma das bases?

A resposta do item (b) deve ser bem mais complexa que isso. Mas a do item
(a) seria:

64!   -    me da todas as arrumacoes dos cubos.

Tenho, portanto, que dividir pelas combinacoes iguais, como eu tenho 4
cubos nao visiveis, terei que dividir por 4!.

Agora basta dividir pelas possiveis rotacoes do cubo grande. Se eu colocar
esse cubo no chao, quantas faces poderao ficar em contato com o solo???
(todas, logo 6).
Agora se eu coloco novamente o cubo no chao, com uma das faces no solo, de
quantas formas eu posso girar o cubo sem tirar essa face do solo??? (4,
porque das 6 faces, a que esta no solo e a sua oposta nao podem ser
retiradas).
Logo tenho que dividir por 4 x 6 = 24

Logo, total de arrumacoes pro item (a): 64! / (24 x 24)