Re: Números primos

On Thu, 7 Oct 1999, Divaldo Portilho Fernandes Júnior wrote:

>   Gostaria que me ajudacem com o seguinte problema:
>
>   **Dado que os números primos são infinitos, qual a probabilidade de um
> número enorme ser primo? E quantos primos existem antes dele?

O teorema dos números primos diz o seguinte:

Seja p_n o n-ésimo primo;
seja pi(n) o número de primos no intervalo [0,n].

Temos

lim p_n / ( n log n ) = 1

lim pi(n) / ( n / log n ) = 1

Todos os logs devem ser tomados na base e.
Assim, a probabilidade de um número N grande ser primo é 1/log N
(uma formulação precisa deste resultado fica a cargo do leitor).

Existe alguma coisa sobre este assunto em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/papers/mersenne