Re: heurística matemática

Ola Lucelindo,
Tudo Bem ?

Eu conheco o Livro "A Arte de resolver Problemaa", de Polya.
Considero-o muito bom ... Nele, de fato, estao registrados
alguns "Principios heurisiticos" que podemos adotar quando
formos resolver algum problema cientifico e matematico.

Deve-se perceber que a aplicacao de tais principios
pressupoe um conhecimento basico do tema de que trata a
questao que desejamos abordar e, muito possivelmente, de
temas correlatos... Significa isso que a "cultura
cientifica" que a pessoa tem e um ingrediente importante. E
tambem importante que a pessoa tenha uma certa experiencia
em resolver questoes

Se se tem os dois elementos acima a aplicacao dos principios
e imediata. Qual a vantagem de sabe-los ? Bem, quando voce
torna consciente atitudes mentais que, em geral, usa
inconscientemente, e natural que a sua "producao" se torne
maior ... inconscientemente todos nos usamos os principios
enumerados por Polya. Todos ou alguns deles. Ao traze-los
explicitamente para a nossa consciencia lidamos com maior
desenvoltura com eles e com a nossa mente. Essa a vantagem

Eu nao considero o livro do Polya o melhor neste sentido.
Existem coisas mais fundamentais que aquelas assinaladas por
este autor e que, ao meu ver, foram bem caracterizadas por
outro autor. Me refiro a:

Prova e refutacao, de
Imre Lakatos

Lakatos estudou minuciosamente Polya e Popper e produziu
diversos livros, dos quais o acima assinalado e, a meu ver,
o mais brilhante. se voce o ler vera que os "Principios
Heuristicos" assinalados por Polya podem ser vistos como
variacoes inteligentes da triade dialectica de Lakatos (
tese1 -> antitese1 -> sintese1 = tese2 -> antitese2 ->
sintese2 = tese3 ... ).  Vale a pena ler com atencao este
autor. Nao obstante obscuro, a principio, a luz posterior
que ele nos lanca compensa qualquer esforco ...

A heuristica, todavia, nao se restringe a "Principios
Heuristicos" ideologicos e formais, seja la de onde eles
promanem ... Neste sentido, "O metodo", de Arquimedes, e um
compendio de heuristica tao valioso quanto a heuristica de
Lakatos ou os principios de Polya.

Finalmente, e ponto pacifico que a principal heuristica esta
dentro de cada um de nos ... Sem imaginacao, criatividade,
concentracao etc, nao ha jeito. E note que esta faculdades
mentais podem ser desenvolvidas e melhoradas !

Um Grande Abraco
Feliz Ano 2000
Paulo Santa Rita
5,1451,301299