Re: Probabilidade

On Sat, 18 Dec 1999, [iso-8859-1] Elon Santos Corrêa wrote:

> Gostaria de saber a opiniao do pessoal da lista quanto a definicao de probabilidade encontrada em alguns livros do ensino medio.
>
> "A probabilidade de um evento E ocorrer e' igual a razao: numero de casos favoraveis pelo numero de casos possiveis".
>
> A probabilidade pode ser sempre calculada assim??
>
> Elon.

Esta "defini,c~ao" 'e extremamente simplista e s'o se aplica em alguns
casos. Por outro lado n~ao acho que exista propriamente uma defini,c~ao
de probabilidade correta que generalize esta. O conceito geral de
probabilidade 'e o seguinte:

* um conjunto X (o conjunto dos eventos);
* uma classe Y de subconjuntos de X, incluindo o vazio e o pr'oprio X
  e fechada por uni~ao, interse,c~ao e complemento (em rela,c~ao a X);
  (estes s~ao os conjuntos aos quais se aplica o conceito de probabilidade)
* uma fun,c~ao P: Y -> [0,1] com P(vazio) = 0, P(X) = 1 e
  P(A U B) = P(A) + P(B) quando A e B s~ao disjuntos
  (P(A) 'e a probabilidade de A).

[]s, N.