Prova do IME - O final

Marcelo Rufino wrote:

>   Depois que li as últimas declarações sobre a "facilidade" da prova do IME
>deste ano eu resolvi não mais me meter no assunto, pois eu notei uma certa
>inflexibilidade nas declarações. Só queria reforçar minha opinião: acho as
>provas antigas do IME muito interessantes e desafiadoras, mas seus efeitos
>na classificação dos alunos no vestibular não são adequados. Comparada com
>as provas de antigamente a prova deste ano estava em um nível abaixo, mas
>mesmo assim acredito que nem 20% dos vestibulandos vão conseguir
>gabaritá-la, principalmente pelo tempo disponível para resolvê-la

    Fiquei um tempo sem responder as msgs da lista pq estava em provas finais e o tempo andava escasso. Agora estou de volta, e gostaria de tecer um comentário a respeito da observação acima. É de uma msg de há quase um mês atrás, mas agora podemos comentá-la apropriadamente, visto que na última terça-feira foi divulgado publicamente o resultado do IME. Foram chamados pouco mais de 160 pessoas (quem quiser o número exato pode conferir na hp do IME, www.ime.eb.br - é só procurar o link de vestibulares), e esses, somente esses obtiveram nota maior do que a média de aprovação que é 5.0 (é bom lembrar que só são 80 vagas, ou seja vai ter gente sobrando........). Isso de um total de quase 4000 candidatos. Também pode-se observar que ninguém gabaritou a prova de matemática, assim como nenhuma das provas de exatas (o ÚNICO dez foi na prova de inglês). Creio que esses dados põem um ponto final na discussão sobre o nível da prova do IME. Na minha opinião, trata-se de uma discussão inócua, pois do ponto de vista dos maiores interessados, que são aqueles que fazem a prova e esperam passar, nào se pode considerar uma prova fácil, até mesmo porque o tempo disponível não ajuda, principalmente se levarmos em consideração o fator emocional que oprime aqueles que se submetem à prova....................... Portanto, penso que quando se trata de analisar o nível de uma prova, deve-se também levar em conta o grau de preparação da, digamos assim, "audiência", à que ela se destina.

    A todos um abraço e um feliz natal antecipadamente!
               Antonio

PS1: NÃO TENHO A MÍNIMA INTENÇÃO DE RECOMEÇAR A DISCUSSÃO SOBRE O NÍVEL DA PROVA...................... Escrevi apenas porque julguei que seria interessante divulgar esses dados, para que cada um possa refletir sobre o que foi aqui discutido e tirar suas próprias conclusões a respeito.