Re: Números Complexos, Geometria e Edmilson

Em primeiro lugar, ha um livro de minha autoria chamado
Resolucao de Equacoes Algebricas, editado pela Universidade
Santa Ursula, e a venda nessa universidade.
A primeira parte do livro eh dedicada aos numeros complexos,
e a abordagem eh geometrica. Por exemplo, la tem o problema
da primeira Olimpiada Internacional (1890 e qualquer coisa) sobre o
produto dos comprimentos dos segmentos que partem de um vertice
de um poligono regular (estah no artigo do Edmilson tambem).

Quanto a pergunta abaixo, a equacao x^3=1 tem 3 raizes complexas,
1, w e w^2, onde w=cis(2pi/3). Por outro lado, dividindo x^3-1 por x-1
("tirando a raiz 1"), voce obtem x^2+x+1, ou seja, a equacao x^3-1=0
eh equivalente a (x-1)(x^2+x+1). Portanto, w e w^2 (que eh o conjungado
de w) satisfazem a x^2+x+1=0. O mesmo vale alias para n em vez de 2, isto
eh, as n raizes de x^n=1 sao 1, w, ..., w^(n-1), onde w=cis(2pi/n), e onde
[Obs.: cis(a)=cos(a)+i sen(a)]

Jose Paulo