Re: número algébrico

>Encontrar sen e cos de 1 a partir de sen e cos de 3 não seria equivalente a
>trissectar o ângulo?????
>isso é impossível!

Vou falar só do seno; o cosseno merece as mesmas considerações.
É possível chegar à equação do terceiro grau:(é o arco triplo)
sen3= 3 sen1 - 4(sen1)^3  onde a incógnita é o sen1. Como eu disse, o sen3 é
um termo independente perfeitamente "achável" mas vamos deixá-lo nesta forma
pois eu o calculei ano passado e me lembro que ele tinha muitos radicais...

Manipulando a equação (elevando ao quadrado até todos os radicais do sen3
sumirem, passando termos de um lado para o outro, etc) nós provamos que a
equação em sen1 pode ser colocada como equação polinomial de coeficientes
inteiros, e portanto sen1 é algébrico.
Chamo a atenção para o seguinte: NÓS SÓ MONTAMOS A EQUAÇÃO; NINGUÉM VAI
RESOLVÊ-LA: se vc tentar a fórmula de Cardano, verá que não dá em nada. O
número sen1 é algébrico, mas não dá para colocá-lo na forma de raízes
quadradas, cúbicas, etc. Um livro que explica tudo isso melhor é o já
citado(em outros emails da lista) "Romance das equações algébricas". Lá ele
dá exemplos do que acontece se vc tentar resolver uma equação como esta,
tentando prosseguir usando "artimanhas" algébricas : vc começa a "andar em
círculos".

Uma coisa interessante é que dá sempre para achar sen 3k, cos 3k, para
qualquer k inteiro. É curioso mas dá para calcular tan 129(!), por exemplo.
É claro que se o número não for múltiplo de três não dá para
calculá-lo.(algebricamente, eu quero dizer) Se fosse possível calculá-lo
acharíamos sen1 e cos1.

Bruno Leite

*Eu acho que não escrevi nenhuma besteira, mas se alguém perceber alguma, me
avise por favor.