IME e Olimpíada Paulista

A tão discutida prova do IME

Tenho acompanhado essa discussão da prova do IME e venho expressar minha
opinião. Antes de começar, quero dizer que minha intenção NÃO é a de colocar
"mais lenha na fogueira", NÃO é a de agredir ou condenar as atitudes de
alguém, e NÃO é a de defender um em detrimento de outro; tentei compor esse
texto da maneira mais impessoal quanto pude.

Para iniciar, quero que imaginem uma pessoa "de fora" vendo as mensagens,
quero que imaginem o que ela achará de nós... Vamos fazer uma pequena
retrospectiva... Lembro-me que logo depois que eu entrei na lista começou
uma violenta discussão, com casos de intolerância por todos os lados. Nosso
grau de insociabilidade foi tamanho que conseguimos expulsar um membro da
lista. Depois de um breve tempo de calmaria, novamente alguns de nós
demonstraram comportamento impróprio. Nessa ocasião precisamos até mesmo que
o Nicolau assumisse o controle das mensagens, tal como um juiz numa luta de
boxe, onde um adversário quer aniquilar o outro...O porquê disso?
Simplesmente porque NÃO CONSEGUÍAMOS NOS PORTAR ADEQUADAMENTE COMO MEMBROS
DE UMA LISTA DE DISCUSSÃO DE MATEMÁTICA.(!)

Acho que antes de responder a um email que considera ofensivo, o ofendido
deve pensar que POR HIPÓTESE ninguém se inscreve numa lista de discussão de
matematica para mostrar eventual superioridade, para humilhar, xingar,
agredir, etc. Acho que uma boa conduta é imaginar que o emissor não tenha se
expressado bem ou algo do tipo, o que é muito mais provável. No caso de
remanescência de "mágoa" um e-mail pessoal pode terminar o esclarecimento.

Não estou aqui a posar de pacifista hipócrita, e, ao contrário, estou sendo
muito sincero: todos teremos a ganhar com o fim desses incidentes.

Abro mão agora da impessoalidade para exprimir o seguinte comentário pessoal
- Eu acho que o colega Paulo Santa Rita não teve intenção de chatear ninguém
com aquelas declarações, conforme ele próprio deixou explícito em email
anterior.

Para terminar, cito os versos de Goethe:(IN "O mundo de sofia")

     "Quem, de três milênios
     não é capaz de se dar conta,
     Vive na ignorância, na sombra,
     À mercê dos dias, do tempo."

Todos aqui sabemos que temos esses três milênios de conhecimentos para
aproveitar; dentro dessa visão, parece-me que qualquer discussão lateral não
passará de banalidade, nada mais.

Olimpíadas Paulistas

Acabo de receber uma correspondência da Academia de Ciências do Estado De
São Paulo; ela segue logo abaixo:

"Estao a venda os seguintes titulos, publicados pela ACIESP:
QUESTOES E SOLUÇOES DAS OLIMPIADAS DE MATEMATICA DE ESTADO DE SP-2a edicao
Volume 1- séries 5 a 8
Volume 2- series 1 a 3(2 grau)

Informações sobre preços e envio postal podem ser conseguidos pelo telefone
(0xx11)211-5106 ou 818-4464 ou pelo e-mail acadcien@edu.usp.br"

Esta segunda parte da mensagem destina-se em especial àqueles que estavam aí
pedindo questões de Olimpíadas Regionais. Eu conheço este material e ele é
uma boa introdução ao assunto, mas é claro que não deve servir como fonte
única de conhecimentos (como qualquer outro livro)

Fico por aqui

Bruno Leite