RE: Provas fáceis do IME...............

>Para encerrar, tenho certeza que o colega Paulo Santa Rita não quis ofender
>nem teve a intenção de ser superior a ninguém.  A minha opinião é que se
>todas os vestibulares fossem de nível próximo ao do IME ou ITA, isso
>obrigaria as escolas e aos estudantes a se empenharem mais e buscarem maior
>grau de aperfeiçoamento no ensino e nos estudos. Poderia assim haver alguma
>reforma natural e uma elevação do nível de ensino também no 1o grau.

Caro Alexandre,

Muito Obrigado por suas Palavras, nas quais identifica com precisao o que eu
quis transmitir quando falei que a prova foi trivial...

Quem, como eu, tem origens humildes, sabe muito bem o que significa
humilhacao, sobretudo numa sociedade capitalista como a nossa na qual o
poderio material e financeiro e o divisor de aguas entre os superiores e
inferiores... Sendo assim, jamais iria ou vou humilhar alguem, mesmo porque
alguem achar a prova do IME trivial, COMO EU ACHO, nao e demonstracao de
superioridade, ao menos aos meus olhos !

Fazer questoes dificeis e muito mais uma questao de conhecimento e
experiencia, nao de inteligencia ! Bem dizia o Einstein : Fazer a pergunta
certo e muito mais importante e muito mais dificil que resolver uma questao
muito dificil. E mais produtivo para a ciencia e para a tecnologia a visao
nova e orignal que a habilidade imensa em resolver questoes complicadissimas
!

So a titulo de ilustracao, na 1 competicao de matematica que houve em
Cambridge, muitos tiraram durante 1 lugar muitas vezes e nos nem sabemos
quem sao eles. Mas houve um rapaz que participou diversas vezes sem
conseguir destaque : Voce conhece os primeiros lugares ? Nao ? Nem eu ! Mas
o rapaz que nunca conseguiu destaque todos nos conhecemos : James Cleck
Maxwell !

Muito obrigado, amigo !
Paulo Santa Rita
2,1733,221199