RE: Provas fáceis do IME...............

Caro Antônio,
Não acho que a prova do IME tenha sido do tipo elementar, porém impossível ela tb não foi.  Havia no mínimo 4 questões fáceis e outra ridícula ( a 1a questão), pelo menos na de matemática.

É certo tb que a maioria das pessoas que frequenta esta lista tem conhecimentos em matemática mais desenvolvidos que a maior parte dos alunos do ensino médio, inclusive alguns já não são mais do ensino médio e outros já vem desenvolvendo seus conhecimentos a algum tempo. Isso não é nenhum demérito para os que não tem seus conhecimento tão desenvolvidos(eu me incluo entre esses...)

Quanto aquela estória de que só se dava bem nas provas do IME da década de 80, que eram divididas em dois dias diferentes, quem tinha condição de pagar um bom curso, issotalvez pudesse até acontecer.  Mas uma coisa que era muito comum (não sei se hoje ainda é!!) é que os alunos de muito destaque em seus colégios ou olimpíadas regionais de matemática ganhavam bolsas de cursos, mas não pagavam por isso, ganhavam porque já se destacavam . Eu tenho dois colegas que estudaram sozinhos, vinham de colégio público, e passaram tanto para o IME quanto para o ITA. A dedicação deles era impressionante, nenhum dos dois era do tipo "o aluno de destaque", apenas tiveram força de vontade e dedicação.

A verdade é que, o IME abaixou sim o nível de sua prova de matemática, talvez até mesmo porque fundiu as duas provas de matemática em uma só.  Na década de 70 eles pediam até geometria descritiva. E o ITA pedia desenho geométrico até 10 anos atrás pelo menos.

Para encerrar, tenho certeza que o colega Paulo Santa Rita não quis ofender nem teve a intenção de ser superior a ninguém.  A minha opinião é que se todas os vestibulares fossem de nível próximo ao do IME ou ITA, isso obrigaria as escolas e aos estudantes a se empenharem mais e buscarem maior grau de aperfeiçoamento no ensino e nos estudos. Poderia assim haver alguma reforma natural e uma elevação do nível de ensino também no 1o grau.

[]`s
Alexandre Vellasquez

application/ms-tnef