Re: Prova do IME

>Minhas perguntas são as seguintes:1) Há alguma maneira de encontrar em
função de n e do primeiro termo a soma de uma PA de ordem 3 - note que a
resposta é afirmativa no caso da sequencia formada pelas somas dos
quadrados (verifique que essa sequencia é uma PA de ordem 3, ou seja as
diferenças das diferenças estão em PA) - e uma PA de ordem n??? há
generalização para sua soma?
>2) Ouvi um teorema há muito tempo que dizia que  "A soma dos termos de
uma PA de ordem n é sempre um polinômio de grau n+1". É verdade? alguém
conhece a demonstração desse teorema???

>Obrigado pela atenção!
>
>Marcos Paulo F. Araujo

Oi Marcos,
eu conhecia assim:
"A soma das potencias de grau k dos n primeiros termos de uma PA, gera um
polinômio em n de grau k+1"
Você tb podia aplicar isso ao problema e usar um polinômio
ax^3 +bx^2 + cx + d, e substituir valores para n=1,2,3 e 4 de forma a
achar valores para a,b,c, d.

Eu particularmente, se estivesse fazendo a prova, não usaria isso. Teria
medo de ser obrigado a demonstrar a afirmação acima, seria um problema a
mais.

[]'s
Alexandre Vellasquez