Re: Prova do IME

>From: "Marcos Paulo" <mparaujo@uninet.com.br>
>To: "lista obm" <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Prova do IME
>Date: Fri, 19 Nov 1999 01:41:37 -0200
>
>Questão da prova do IME:
>
>Expressar por um polinomio de grau três a soma dos n primeiros quadrados
>perfeitos.
>
>Ora, como todos sabemos a resposta é simples: 1 + 2^2 + ... + n^2
>=n(n+1)(2n+1)/6
>e pode ser encontrada facilmente fazendo utilizando-se da diferença de
>cubos, a saber, (n+1)^3 - n^3 = 3n^2 +3n +1. Daí fazemos:
>1^3 = 1
> [...]

Caro Marcos,

Um integrante desta lista, Paulo Santa Rita, escreveu um email-artigo
justamente sobre este assunto. Trata-se de um e-mail bastante útil e
responde às suas perguntas.

A resposta da sua primeira pergunta é não. São necessários 4 números para
caracterizar uma PA de ordem 3 (em paulosantaritês, uma PA3). Em geral,
precisamos de n+1 números para caracterizar uma PAp.(podem ser o n+1
primeiros termos ou as n+1 "razões" - eu explicarei melhor quando eu voltar
da escola)

"precisamos de n+1 números para caracterizar uma PAp"
Um modo fácil de ver isso é assim.
Considere a PA3 abaixo

(pa1)    2  4  6  8
(pa2)  1  3  7  13 21
(pa3)12 13 16 23 36  57

Suponha que vc tem uma Pa2 e quer formar uma pa3. É claro que vc vai ter que
escolher um parametro, por exemplo o primeiro termo da pa3. assim, com os
dados da pa2 mais um número, uma pa3 está perfeitamente caracterizada. Como
para caracterizar uma pa1 precisamos de 2 numeros (a1 e r , por ex.), o
resultado segue por indução, embora para uma prova rigorosa eu acho que
precisamos de mais cuidados, principalmente na definição de parametros

Quanto à segunda pergunta, pelo que me lembro ela também está respondida
naquele e-mail (acho que chama-se "considerações aritméticas") e a resposta
é sim. Se vc não guardou aquele email, eu posso te mandar, ou o próprio
Paulo Santa Rita poderia fazê-lo.

Bruno Leite