Re: Re: Só umas dúvidas....

On Tue, 16 Nov 1999, The Buddha's Son wrote:

> Se vcs têm a revista Eureka 4, na página 47 há este problema resolvido. A
> solução para o caso x diferente de y é:
>
> x = [(q + 1)/q]^(q + 1)
> y = [(q + 1)/q]^q,
>
> para todo q maior ou igual a 1 natural.
>
> Lucas
>
> PS.: Este problema é realmente muito bonito.

Oops, fui desmentido antes do dito.
O que eu falei na mensagem anterior era tudo correto exceto pela
afirma,c~ao errada de que (2,4) 'e o 'unico ponto racional da curva.
O Lucas exibe uma fam'ilia infinita de tais pontos
(tomando q inteiro positivo).
Ali'as esta f'ormula 'e uma parametriza,c~ao para a curva,
com o ponto (e,e) correspondendo a q tender ao infinito.
[]s, N.