Re: OBM e Problema

-----Mensagem original-----
De: Nicolau C. Saldanha <nicolau@mat.puc-rio.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Segunda-feira, 15 de Novembro de 1999 16:52
Assunto: Re: OBM e Problema

ESPERA, E

Mas o
DOS
OLIMPÍADAS.
IMO
Sei
Sei

>Oi Lucas, esta sua opini~ao 'e muito valiosa, concordemos com ela ou n~ao.
>Alguns organizadores afirmam que um n'umero exagerado de olimp'iadas cansa
>os alunos; um coordenador regional (que eu prefiro n~ao identificar,
>apesar de achar que n~ao haveria problema) chegou a afirmar que as tr^es
>fases da brasileira, com dois dias de prova no 3o nivel, 3a fase (modelo
IMO)
> [...]
>a prova em dois dias no 3o nivel, 3a fase e at'e hoje os defensores da
>prova em dois dias (eu sou um deles) n~ao conseguiram levar este modelo
>aos dois primeiros n'iveis. Enfim, se voc^e quer mais olimp'iadas entre em
>contato com seu coordenador regional e pe,ca para ele organizar uma
>estadual (ou ser'a que j'a existe uma estadual?).
>
>Quanto aos resulatados da terceira fase, a corre,c~ao j'a est'a bem
>avan,cada e devemos divulgar os resultados em breve (mas n~ao posso
>prometer datas). Estamos todos conscientes da ansiedade dos alunos em

Gostei Nicolau, vc foi bem cordial, bem legal. Eu defendo a prova em dois
dias, e acho que sei porque o coordenador acha que 4 provas é muito: PQ ELE
NÃO É ALUNO! Aposto que, de cada 10 alunos, 9 ou mais gostariam de mais
olimpíadas. Eu acho 4 ou 5 olimpíadas muito pouco. Se eu pudesse escolher,
eu escolheria entre 8 e 10 num ano. Não acho pouco nem muito. Seria o ideal.
O coordenador não sofre de tédio, pelo contrário: talvez não goste muito de
ficar envolvido em provas e alunos. Acho que vai ter uma regional do RS, em
27 de novembro, se sair... digo isto porque o RS não tem aulas de preparação
nem perto como os outros, e a desorganização é completa: eu pedi várias
vezes as provas anteriores da regional do RS e o coordenador simplesmente
disse que não tem como me mostrar.

ISTO É POSSÍVEL? Será que o estado não tem ao menos uma cópia das provas?
Na Internet não tem, pelo menos. O RS está muito desorganizado, eu e o Duda
que o digamos.

Vc sabe, Nicolau, que os estudantes ligados em matemática esperam o ano
inteiro para participar de olimpíadas. Tens uns que caem na primeira e
segunda fases, ou seja, fazem só uma ou duas provas no ano! Que horror! E 3
provas é uma miséria! 4 continua sendo muito pouco, vc sabe! Todos nós
queremos mais! Acho que seria uma ótima idéia:

PODE-SE FAZER UMA PESQUISA COM OS ALUNOS E PROFESSORES PARA ELABORAR UM NOVO
PROJETO PARA AS OLIMPÍADAS NO BRASIL A PARTIR DO ANO 2000!

Eu acho muito justo, e acho que a idéia será muito apoiada. Valeu pela
compreensão, Nicolau. Mas eu gostaria também de mudanças, entende? Afinal,
vc sabe melhor do que eu. Muitos alunos não sabem que eu estou te dizendo
isso, mas se soubessem, com certeza pediriam o mesmo.

Valeu cara,

Lucas

PS.: I'm waiting for action!