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OBM - 1999 Segunda Fase N�vel 3
Caro Wagner, Gugu e Nicolau (este est� ausente, eu sei)
O Gugu viajou? Bem, em todo caso, tenho uma pergunta:
Esta primeira fase tava mais dif�cil que a do ano passado, todos n�s sabemos
disso; tamb�m sabemos que a terceira fase vai ser pra maluco (ou quase);
mas, e a segunda? Ela n�o vai ser tipo a segunda fase S�nior de 1997, vai?
Lembram da segunda fase do ano passado? Pois �, tentem lembrar do segundo
problema, aquele das 20 balas e das duas crian�as. Aquilo sim � que �
problema, e dos criativos; na minha opini�o, a segunda fase deste ano
deveria ser deste n�vel, talvez at� um pouco mais, mas n�o muito mais.
Agora, a minha justificativa:
Qual � o princ�pio b�sico e principal da OBM? � difundir o estudo da
matem�tica no Brasil, fazer com que os alunos participantes se entusiasmem e
estudem mais matem�tica, e com muito mais prazer; � fazer com que a mat�ria
matem�tica n�o seje a "carrasca" dos estudantes e nem um
bicho-de-sete-cabe�as. E tamb�m, � claro, descobrir talentos. Mas, e ent�o?
Devemos pensar no principal objetivo, e coloc�-lo em pr�tica. Ent�o, digamos
que o fulaninho foi fazer a primeira fase. Ele �, digamos, do primeiro ano;
a�, ele consegue passar com 16 acertos. Foi super bem para o seu n�vel de
conhecimentos, inclusive chutou e acertou tr�s. Legal. A�, chega o dia da
segunda fase; ele tem diarr�ia e n�o vai... brincadeira; ele chega numa sala
da sua escola, v� meia d�zia de gato pingado e se sente um vitorioso por
estar ali; sua auto-estima j� cresceu, ele j� gosta mais de matem�tica, e
adorou a olimp�ada. Senta-se e espera um pouco. Come�a a rolar o tempo: ele
vira a folha e l� est�o 5 problemas. Ele olha e pensa consigo mesmo: "t�
ralado". Escreve o nome e come�a a ficar angustiado; seus rascunhos n�o
levam a nada, ele fica perdido, assim como todos da sala. Terminou o seu
gosto pelas olimp�adas, e ele se sente s� mais estudante eliminado da
olimp�ada... os problemas s�o muito dif�ceis, ele nem aprendeu mat�ria de
c�rculos nem trigonometria e nem metade do que precisava...
Pois �, n�o queremos que isto aconte�a; um caso como este � uma derrota da
Obm. Como queremos o sucesso dela (n�o esque�amos os objetivos) devemos
saber que a elabora��o das provas devem ser s�bias, muito s�bias, s�bias at�
demais.... para que o fulaninho tenha chance ou, pelo menos, n�o fique
frustrado e nem saiba a mat�ria do problema; � por estas e outras raz�es �
que pe�o que a segunda fase seja feita com sabedoria e intelig�ncia (isso eu
sei que a comiss�o tem).
Abra�o,
Lucas