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Re: A vida é imprevisivel...
Sobre o "Jogo" Vida, se alguém puder dar uma olhada no livro "The Recursive
Universe" de William Poundstone será ótimo para ver os "fenômenos"
impressionantes que acontecem com as iteradas do programa. A coisa fica tão
complexa que surgem "monstros" que "andam" numa determinada direção e
"comem" tudo que aparece na frente, dando a impressão que existe realmente
seres vivos no tabuleiro. Há, além desse, centenas de outros "seres" com
funções diferentes. Há também uma interessante analogia entre a dinâmica
desse jogo com conceitos como energia, velocidade da luz, entropia etc.
Abraço. Pedrão.
-----Mensagem original-----
De: Eduardo Casagrande Stabel <duda@hotnet.net>
Para: obm-rj@mat.puc-rio.br <obm-rj@mat.puc-rio.br>
Data: Quarta-feira, 23 de Junho de 1999 21:34
Assunto: Re: A vida é imprevisivel...
>Eu fiz um pequenho programa em Basic para simular uma colonia de bacterias
tal como o jogo da "Vida". Achei bastante interessante o fato de que ha
varias maneiras de distribuir as bacterias para que no proximo tempo nao
haja mortes e nem nascimentos. Uma dessas distribuicoes e' o quadrado.
Porem, excluindo as fortificacoes que nao se alteram, a colonia sempre tende
a desaparecer... (a vida sempre acaba desaparecendo)
>
>----- Original Message -----
>From: Nicolau C. Saldanha <nicolau@mat.puc-rio.br>
>To: <obm-rj@mat.puc-rio.br>
>Sent: Tuesday, June 22, 1999 4:06 PM
>Subject: A vida é imprevisivel...
>
>
>> Alguem já ouviu falar sobre o jogo "vida" ?
>
>Talvez seja o jogo do Conway. Este funciona assim:
>em um dado instante t um subconjunto de ZxZ
>(os pontos de coordenadas inteiras no plano)
>está ocupado por bactérias. Dizemos que duas bactérias
>são vizinhas se a distância entre elas é <= sqrt(2),
>ou seja, se um rei de xadrez pode ir de uma até a outra
>em uma jogada. Assim, o número máximo possível de vizinhos
>de uma bactéria é 8.
>No instante t+1 aquelas bactérias que tivessem 0 ou 1
>vizinhos no instante t morrem de solidão,
>aquelas que tivessem 2 ou 3 vizinhos sobrevivem
>e aquelas que tem 4 ou mais vizinhos morrem em consequencia
>da superpopulação.
>Por outro lado, em um espaço vazio aparece uma bactéria se e somente
>se este espaço tem 3 bactérias vizinhas.
>
>Por exemplo, se o plano começa assim:
>
> ***
>
>No instante seguinte ele estará assim:
>
> *
> .*.
> *
>
>onde os pontos marcam as posições das bactérias que morreram.
>No instante seguinte ele estará assim:
>
> .
> ***
> .
>
>e assim por diante com período 2.
>
>A configuração abaixo anda para a direita:
>----------
>
>* *
> *
>* *
> ****
>
>---------
>
>
> **
> ** **
> ****
> **
>
>---------
>
> ****
> * *
> *
> * *
>
>---------
>
>etc.
>
>O interessante é que é muito difícil entender o que acontece com
>configurações mais gerais. A vida é imprevisível...
>
>[]s, N.
>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau
>
>
>
>