um aluno deve ser treinado para ser absolutamente rigoroso ao resolver problemas de matematica, mas ao mesmo tempo, deve saber restringir o conjunto-solucao de acordo com as circunstancias que envolvem o problema. Assim eh na vida real, todo engenheiro sabe disso. Grandes empresas modernas exigem este tipo de postura e maleabilidade por parte de seus executivos. Numa prova de concurso, igualmente, as alternativas fazem parte das questoes, sao, por assim dizer, as "circunstancias" que envolvem o problema propriamente dito, e, portanto, devem sempre ser levadas em consideracao - pelo menos na hora de escolher a resposta :). Este tipo de questao que testa nao apenas o conhecimento livresco, mas tambem a capacidade de adaptacao aas diversas circunstancias (por mais inusitadas que sejam) esta sendo cada vez mais comum em concursos e vestibulares.
Restringir o conjunto solucao por meio das alternativas nao eh algo incomum em questoes de concurso. Poucas questoes de regra de tres composta, por exemplo, entram em detalhes como: "suponha que as galinhas comem exatamente a mesma quantidade de racao por dia", etc. O mesmo acontece com questoes de analise combinatoria, isto é, as alternativas funcionam para estringir as respostas e deixar "subentendido" o conjunto-solucao. A Fundaçao Carlos Chagas eh um exemplo disso.
Posso estar enganado, mas acredito que o examinador elaborou a questao dessa forma "incompleta", intencionalmente. Neste sentido, eu nao diria que a questao esta mal formulada, mas que que eh uma questao "maliciosa", no bom sentido. E todo professor deve treinar seus alunos para encararem este tipo de questao, mesmo porque a vida vai exigir essa atitude deles...