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[obm-l] Barango Joe e a Esfinge
- To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Subject: [obm-l] Barango Joe e a Esfinge
- From: Rogerio Ponce <rogerioponce-obm@xxxxxxxxxxxx>
- Date: Mon, 23 Jul 2007 12:39:34 -0300 (ART)
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- Reply-To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Sender: owner-obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
Ola' pessoal,
Barango Joe era um sapo de multiplos talentos que habitava a Terra das Chances Diminutas, localizada no alto de uma montanha.
Apos sua maioridade, Barango Joe decidiu tentar a vida no Reino das Grandes Oportunidades, localizado no cume da montanha vizinha.
Para isso, ele atravessaria a extensa ponte de madeira por cima do Desfiladeiro da Morte. Entretanto, a ponte era guardada pela Esfinge Vegas, eximia jogadora que sempre desafiava os viajantes para algum jogo. O viajante vitorioso tinha a passagem franqueada; e o perdedor era lancado ao abismo.
Assim, chegando 'a cabeceira da ponte, Barango Joe foi desafiado para uma partida de "Pachang" , jogo que lembra o "blackJack" ou "vinte e um", mas e' jogado por 2 oponentes da seguinte maneira:
Os jogadores, designados por "banca" e "apostador", utilizam um dado gerador de numeros randomicos reais uniformemente distribuidos no intervalo [0 , 1]
Inicialmente, a banca sorteia
um numero 'X' . Se nao estiver satisfeita com o numero obtido, pode descarta-lo e entao sortear um novo numero. Este procedimento pode ser executado 2 vezes, isto e', pode haver ate' 3 sorteios na definicao do numero 'X' da banca.
Entao, o apostador sorteia quantos numeros forem necessarios ate' que a soma de seus numeros ultrapasse o numero 'X' da banca. Neste momento, se esta soma for inferior a 1, o apostador ganha; caso contrario, perde.
Ou seja, para ganhar, o apostador precisa "chegar mais proximo" de 1 que a banca, sem no entanto "estourar o limite" de 1.
Apos explicar as regras do Pachang, a Esfinge Vegas deu uma opcao ao sapo:
- voce prefere ser a banca ou o apostador?
O que Barango Joe deveria responder?
[]'s
Rogerio Ponce
OBS: utilize lapis, papel, e uma calculadora cientifica simples.
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