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[obm-l] [obm-l] Prova Objetiva de Matemática do IME



Ola Rodrigo e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Quando comecei a ler a prova discurssiva pensei que tinha havia entrado por 
engano em algum site dos exames supletivos do 2 grau ou algo do genero ...

EU PENSO QUE a prova objetiva de Matematica ser ridiculamente facil ( como 
foi ) e compreensível porque ela visa eliminar aqueles alunos altamente 
despreparados, mas, a prova discurssiva ser trivial como foi e, em primeiro 
lugar, uma afronta as tradicoes do IME; em segundo lugar, um desrespeito 
aqueles alunos que ao longo do ano se aplicaram bastante na preparacao para 
este vestibular e, finalmente, o mais grave, uma ameaca a futura condicao de 
centro de excelencia para este instituto.

Uma prova discurssiva como esta, que nao exige criatividade alguma e nem ao 
menos exige algum conhecimento mais profundo e sobretudo um paraiso para as 
mediocridades. Olhando apenas para a questao 1, na qual a matriz B e 
desnecessária e  uma mera computacao direta ( Teorema de Binet ) resolve o 
problema, sugere fortemente que a prova nao foi elaborada com a devida 
atencao ...

O IME e exatamente o que se fala dele, vale dizer, "Berco da Engenharia 
Brasileira, Centro de Excelencia e Patrimonio Nacional " : e nao se trata 
uma tal joia com o desrespeito e descaso que esta prova discurssiva de 
Matematica claramente representa. O General  diz que "nao se pode dar tiro 
no pe", mas esta prova e um tiro na cabeca do IME ...

EM MINHA OPINIAO, o nivel desta prova e muito baixo para que as suas 
questoes sejam discutidas aqui.

Aqui vai uma questao digna de ser proposta no exame de ingresso em um 
verdadeiro Centro de Excelencia que tambem seja um Patrimonio Nacional :

PROBLEMA 1 : Cada um dos lados de um quadrado e dividido em N partes iguais. 
Tracam-se todas as retas que passam pelos pontos de divisao e que sejam 
paralelas a algum dos lados. No quadriculado formado, determine, em funcao 
de N, a quantidade de quadrados "inclinados em relacao ao quadrado original" 
que podem ser tracados.

SUGESTAO : Fixado P < N, verifique que dentro de um quadrado "em pe" de lado 
P ha uma quantidade fixa de "quadrados inclinados"

PROBLEMA 2 : Considere o triangulo aritmetico :

1 LINHA :  3^3
2 LINHA :  5^3, 9^3, 15^3
3 LINHA : 23^3, 33^3, 45^3, 59^3, 75^3
...

Usando numeros binomiais, em funcao de N calcule a soma da N-esima linha

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
4,0B07,251006

>From: "Rodrigo Bustamante" <rodrigobusta@uol.com.br>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] RES: [obm-l] Prova Objetiva de Matemática do IME
>Date: Tue, 24 Oct 2006 21:05:28 -0300
>
>Ola Paulo,
>Infelizmente, as provas mudaram, e temo que não para melhores.
>Se tiver curiosidade, hoje foi a prova discursiva de matemática, e esta
>fugiu completamente dos padrões que seguiram as provas anteriores, que eram
>bastante desafiadoras e conhecidas como 'mais difíceis do país'. Deixo para
>você mesmo avaliar, e ver também o comentário de outros sobre este assunto:
>http://www.rumoaoita.com/res_ime2006.php
>
>Abraço
>
>
>-----Mensagem original-----
>De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br] Em nome
>de Paulo Santa Rita
>Enviada em: terça-feira, 24 de outubro de 2006 12:06
>Para: obm-l@mat.puc-rio.br
>Assunto: [obm-l] Prova Objetiva de Matemática do IME
>
>Ola Pessoal,
>
>Parece que o IME modificou a forma do seu vestibular, propondo previamente
>uma prova de multipla escolha. O aluno que nesta prova objetiva nao atingir
>um nivel minimo de acertos nao tera a prova discurssiva corrigida. A prova
>objetiva esta aqui :
>
>http://www.ime.eb.br/arquivos/Admissao/Vestibular_CFG/2006/mme.pdf
>
>Esta inteligente atitude, PARECE-ME, visa evitar a correcao das provas
>discurssivas dos alunos sem preparo suficiente.
>
>Atribuindo peso 1 a esta prova objetiva e mantendo a exigência das provas
>inteiramente discurssivas posteriores o IME, mais uma vez, toma a decisao
>correta e louvavel.
>
>Eu sugiro aos responsaveis pelo Vestibular deste Instituto que nas provas
>Discussivas de Matematica, TODOS OS ANOS, colocassem ao menos 2 questoes 
>das
>
>Olimpiadas Brasileiras de Matematica dos anos anteriores. Procedendo assim
>eles estarao nao so estimulando indiretamente a OBM mas tambem contribuindo
>para o aperfeicoamento do ensino da Matematica e trazendo para o seu
>interior jovens de TALENTO MATEMATICO CRIATIVO, uma qualidade muito boa 
>para
>
>futuros engenheiros projetistas.
>
>Um Abraco a Todos
>Paulo Santa Rita
>3,0C04,241006
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>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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