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RE: [obm-l] combinatoria..



Eaew bixo, eu encontrei um racioc�nio assim:
primeiro eu quis saber de quantas formas os 15 estudantes podem se sentar 
nas 15 cadeiras, se as cadeiras n�o tivessem reunidas em torno de uma mesa 
circular seria somente 15!, mas como t� na mesa circular a gente tem de 
dividir isso pelos permuta��es c�clicas poss�veis entre os 15 elementos, ou 
seja, divide por 15, d� 14! maneiras de agrupar os 15 alunos nessa mesa. 
Imaginei ent�o que para uma dada configura��o dos 15 alunos na mesa, o q 
devia ocorrer com as c�pias das listas de problemas, para que todos 
conseguissem ver a lista, se agruparmos os 15 alunos em trietos adjacentes 
de alunos conseguiremos, com 5 c�pias, fazer com q todos vejam a lista, e 
portanto, a outra c�pia pode ser dada a qualquer um dos 10 alunos restantes. 
Como podemos organizar, para uma dada configura��o dos alunos na mesa, 3 
formas de separar os alunos em trietos adjacentes distintos, e para cada uma 
dessas, 10 formas de entregar a sexta c�pia da lista, portanto, no total eu 
encontrei que d� para os alunos fazerem o estudo de (14!*3*10) maneiras 
distintas. � prov�vel q eu tenha me esquecido de alguma repeti��o q aparece 
nesse racioc�nio, porque esse n�mero t� grande demais, mas eu acho q � isso: 
(14!*3*10).
At� mais cara, um abra�o!
Jorge Armando


>From: vinicius aleixo <viniciusaleixo@yahoo.com.br>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] combinatoria..
>Date: Wed, 4 Oct 2006 22:39:17 -0300 (ART)
>
>Um grupo de 15 pessoas se reune pra estudar uma lista de exercicios numa 
>mesa redonda de 15 lugares. Por�m , s� h� 6 c�pias da lista. Uma pessoa 
>enxerga a lista se ela estiver logo a sua frente ou logo a frente de uma 
>pessoa imediatamente ao seu lado. Quantas configura��es tornam o estudo 
>poss�vel?
>
>
>   resolver esse problmema eh a msm coisa de determinar de qts maneiras 15 
>estudantes podem se sentar em 15 cadeiras?
>
>
>   abracos
>
>   Vinicius
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