[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] Olimpiadas de Matematica



On Thu, Sep 21, 2006, Paulo Santa Rita <paulosantarita@hotmail.com> said:

> Oi Gandhi !
> 
> O seu texto ( e o do colega Saulo tambem ) e maravilhoso. Ele e uma 
> descricao perfeita das minhas conviccoes e apenas confirma a bela alma que 
> sem duvida voce tem. Nao vou me alongar muito senao o nosso carissimo Prof 
> Nicolau vai "puxar a nossa orelha" pelo fato de nao estarmos abordando 
> problemas  matematicos, mas te digo que ficaria muito feliz de conhecer 
> pessoas com o seu estilo.
> 
> Voce disse que estava na Alemanha, certo ? Se estiver em Gottingen, de um 
> abraco no Marcelo Protazio. Ele esta terminando o Doutorado la em Matematica 
> Aplicada ( Bio-Matematica ).

    Oi Paulo, muito obrigado.
    Estava na Coréia do Sul fazendo um treinamento na LG 
Electronics. Sou formado em engenharia de computação e atualmente estou
exercendo minha profissão pois preciso de ganhar algum dinheiro.  
    Posso dizer 'a todos dessa lista que *NUNCA* me arrependi de ter
estudado
matemática e o que me arrependo é de não saber mais. Atualmente faço
doutorado
em biofísica e tento preencher a matemática que me falta.  Participo pouco

da lista por falta de tempo, mas não fujo a um bom desafio.
    Meu interesse real por ela começou quando conheci Herbert
Cesar Gonçalves, um conterrâneo Monte-Altense genial que 
trouxe medalha para o Brasil em 1987.  
               O Ralph Teixeira com certeza o conhece pois
está junto com ele entre os premiados.  
    Vale a pena mencioná-lo nesta lista:

   http://www.obm.org.br/premiosobm1986.htm
    http://www.obm.org.br/ibero2.htm (1987)

    Eu tive o imenso prazer de conhecê-lo pessoalmente. E parte de minha
dedicação 'a ciência se deve a ele e ao pai dele (o brilhante professor 
Wilson Júlio Gonçalves).
    Para finalizar, devo dizer para toda pessoa, sem NENHUMA exceção,
 que é preciso ACREDITAR que se pode fazer muito.  Esse é o primeiro 
passo.  O segundo é a persistência.  Acreditar não é racional, mas ajuda 
bastante.  É preciso correr atrás do sonho, lutar para mantê-lo vivo.  
   É preciso também fazer isso com humildade, nunca desprezar
os pequenos problemas como forma de ganhar insight nos grandes: 
   As crianças crescem porque são pequenas.    Eu  acredito muito nisso!

Um abração p/ vc também. 
       
Ronaldo Luiz Alonso.

> 
> Um Abracao pra voce
> Paulo santa Rita
> 5,1006,210906
> 
> 
> 
> 
>>From: <rlalonso@lsi.usp.br>
>>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>>Subject: Re: [obm-l] Olimpiadas de Matematica
>>Date: Thu, 21 Sep 2006 12:25:26 -0000
>>
>>On Wed, Sep 20, 2006, Paulo Santa Rita <paulosantarita@hotmail.com> said:
>>
>>
>>
>>
>> > Tudo aquilo que nos orgulha e com o que somos tentados a dizer que somos
>> > superiores aos nossos antepassados,  tem uma mesma e unica origem : o
>> > pensamento ! Pensar parece ser a fonte básica de todas as grandes 
>>conquistas
>> > e superacoes humanas. Assim, o exercicio do pensamento deve ser, a 
>>priori, o
>> > nosso principal mister e aquilo no que devemos investir para que os 
>>nossos
>> > posteros facam cada vez melhor.
>>
>>
>>    O pensamento portanto, é de fato valorizado em
>>todo mundo. As pessoas que aprimoram o pensamento são bem vistas, são
>>respeitadas e admiradas pela grande maiorida das pessoas, pois muito
>>podem fazer por todos (e por elas mesmas).
>>     Note-se que isso não é só uma questão moral.  É também uma questão
>>financeira. Os trabalhos que mais pagam são aqueles  mais complexos,
>>  que exigem pensamento,  lógica formal, capacidade de análise e
>>interpretação, criatividade e  profundidade de pensamento.
>>        E como se aprimora o pensamento?  A rainha das ciências, que é a
>>matemática, é aquela que potencialmente mais pode nos afiar a mente
>>neste sentido.   Com um trabalho diário, dedicação, amor e sobretudo
>>paciência, pode-se impressionar.  É como um jardineiro que todo dia
>>cuida de seu jardim:  Se ele for bem cuidado atrairá para si a atenção sem
>>
>>esforço algum.  O pensamento e sua aprimoração, por vias do aumento
>>da profundidade deste, é uma dádiva do ser humano que
>>não deve ser jamais desprezada.  E o que se ganha com isso? Se ganha
>>respeito,
>>  satisfação de espírito e imortalização dos "memes" (idéias) criados
>>que, da mesma forma que os "genes", são IMORTAIS.  As pessoas passam, mas
>>os genes e os "memes" ficam.
>>      Isso vale mais que dinheiro, pois o dinheiro não traz consigo
>>a imortalidade.
>>     Muitas pessoas dizem que é melhor ser respeitado simplesmente
>>"como pessoas",  por um pequeno, do que ter puramente seu nome escrito
>>na história.  Mas é sempre possível conseguir AS DUAS COISAS.  Beijamim
>>Frankilin além de grande cientista foi também um grande político.
>>       "Poincaré" por exemplo é apenas um sobrenome.
>>    Mas Poincaré, mesmo tendo vivido pouco, fez sua
>>vida valer a pena.  Muita gente não diz que ninguém se interessa por quem
>>foi Poincaré, os amigos que ele tinha ou como ele era e que além disso
>>muitas
>>pessoas o maldizem por ter criado a topologia.  Mas essas pessoas
>>estão sem a devida noção da importância que ele teve para matemática e
>>para
>>evolução da humanidade.  Não sabem bem o que
>>estão dizendo. ESSES ARGUMENTOS SÃO INÚTEIS: Se analisados a fundo
>>NÃO CONVENCEM NINGUÉM.
>>     Quem sabe da importância da matemática, além de
>>se interessar pelo  trabalho deste matemático (Poincaré), irá também em
>>parte se interessar por sua história,
>>simplesmente para  saber como ele conseguiu evoluir tanto. Que estratégias
>>ele usou e porque as utilizou.
>>    Não posso falar pelos outros, mas marticularmente, gostaria
>>de conhecer cada pessoa  que participa dessa lista pessoalmente
>>e saber um pouco de sua história.
>>       A história das pessoas É relevante.
>>       Esse talento impar de pensar e as estratégias que as pessoas usam
>>para aprimorá-lo não podem ser jamais desprezadas: desprezar essas coisas
>>  é desprezar a si mesmo como ser humano. É deixar dormente
>>o talento que pode ser despertado para se tornar melhor.  Será que vale
>>a pena aplicar a lei do menor esforço deixando esse talento dormir, sendo
>>que com o passar do tempo tudo converge para o caos? Definitivamente não!
>>    Precisamos EVITAR caos e para que isto aconteça é preciso gastar
>>energia
>>da forma mais produtiva que nos é permitida: O pesamento.
>>     É isso aí pessoal. Vamos nos empenhar e mostrar que somos capazes de
>>resolver os desafios propostos.  Vale a pena!
>>
>>
>>Grande abraço a todos!
>>Ronaldo
>>
>>
>> > Em todos sentidos, as Olimpiadas de Matematica são louvaveis !
>> >
>> > Um Abraco a todos
>> > Paulo Santa Rita
>> > 4,1754,200906
>> >
>> >
>> >
>> >
>> >
>> >>From: "Paulo Santa Rita" <paulosantarita@hotmail.com>
>> >>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>> >>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>> >>Subject: [obm-l] Problemas de Olimpiadas
>> >>Date: Wed, 20 Sep 2006 20:10:53 +0000
>> >>
>> >>Ola Pessoal,
>> >>( escreverei sem usar acentos )
>> >>
>> >>Mantendo a tradicao desta nossa lista, que,  conforme diz a pagina da 
>>OBM
>> >>no endereco
>> >>
>> >>http://www.obm.org.br/frameset-lista.htm
>> >>
>> >>foi concebida originalmente para a discussao de problemas olimpicos e 
>>nao
>> >>para a solucao dos trivialissimos  problemas de vestibulares e/ou de
>> >>concursos, seguem abaixo 5 problemas das Olimpiadas Russas. Estes 
>>problemas
>> >>sao direcionados sobretudo aos nossos estudantes olimpicos do fim do 
>>nivel
>> >>fundamental ( antiga 7/8 series ).
>> >>
>> >>PROBLEMA 1)  Dois jogadores escolhem, alternadamente, o sinal de um dos
>> >>números 1, 2, 3, ... 20. Desde que o sinal de um número foi escolhido, 
>>ele
>> >>não poderá ser modificado.  Após todos os números terem recebido sinal, 
>>é
>> >>efetuado a soma algébrica dos números e, a seguir, tomado o valor 
>>absoluto
>> >>desta soma. O primeiro jogador procura minimizar o valor absoluto da 
>>soma,
>> >>enquanto que o segundo jogador procura maximiza-lo.  Como pode ser o
>> >>resultado final, supondo-se que cada jogador joga com perfeição ?
>> >>
>> >>PROBLEMA 2) Os dígitos de um número natural são reordenados e o número
>> >>resultante é acrescido ao número original. Prove que a resposta não pode
>> >>ser um número formado apenas com o algarismo nove. Prove também que se a
>> >>resposta for 10^10, então o número original é divisível por 10.
>> >>
>> >>PROBLEMA 3) Prove que existe um número divisível por 5^1000 que não tem
>> >>dígito zero.
>> >>
>> >>PROBLEMA 4 ) Três vértices KLM de um losango KLMN são pontos
>> >>respectivamente dos lados AB, BC e  CD de um quadrado de lado unitário.
>> >>Encontre a área do conjunto de todos os possíveis valores do vértice N.
>> >>
>> >>PROBLEMA 5 ) Um número natural K tem a propriedade de que se K divide N,
>> >>então o número obtido N pela reversão de seus dígitos é também divisível
>> >>por K. Prove que K é um divisor de 99 ( Reversão dos dígitos de N 
>>significa
>> >>que o primeiro dígiton passa a ser o último, o segundo passa a ser o
>> >>penúltimo e assim sucessivamente )
>> >>
>> >>Mais problemas de Olimpiadas Russas em :
>> >>
>> >>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/psr
>> >>
>> >>Um Abracao a Todos !
>> >>Paulo Santa Rita
>> >>4,1701,200906
>> >>
>> >>_________________________________________________________________
>> >>Chegou o Windows Live Spaces com rede social. Confira
>> >>http://spaces.live.com/
>> >>
>> >>=========================================================================
>> >>Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>> >>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
>> >>=========================================================================
>> >
>> > _________________________________________________________________
>> > Insta-le agora o Windows Live Messenger
>> > http://get.live.com/messenger/overview
>> >
>> > 
>>=========================================================================
>> > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>> > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
>> > 
>>=========================================================================
>> >
>>
>>--
>>
>>
>>
>>=========================================================================
>>Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
>>=========================================================================
> 
> _________________________________________________________________
> Baixe agora o Windows Live Messenger! http://get.live.com/messenger/overview
> 
> =========================================================================
> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================
> 

-- 



=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================