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Re: [obm-l] Olimpiadas de Matematica
On Thu, Sep 21, 2006, Paulo Santa Rita <paulosantarita@hotmail.com> said:
> Oi Gandhi !
>
> O seu texto ( e o do colega Saulo tambem ) e maravilhoso. Ele e uma
> descricao perfeita das minhas conviccoes e apenas confirma a bela alma que
> sem duvida voce tem. Nao vou me alongar muito senao o nosso carissimo Prof
> Nicolau vai "puxar a nossa orelha" pelo fato de nao estarmos abordando
> problemas matematicos, mas te digo que ficaria muito feliz de conhecer
> pessoas com o seu estilo.
>
> Voce disse que estava na Alemanha, certo ? Se estiver em Gottingen, de um
> abraco no Marcelo Protazio. Ele esta terminando o Doutorado la em Matematica
> Aplicada ( Bio-Matematica ).
Oi Paulo, muito obrigado.
Estava na Coréia do Sul fazendo um treinamento na LG
Electronics. Sou formado em engenharia de computação e atualmente estou
exercendo minha profissão pois preciso de ganhar algum dinheiro.
Posso dizer 'a todos dessa lista que *NUNCA* me arrependi de ter
estudado
matemática e o que me arrependo é de não saber mais. Atualmente faço
doutorado
em biofísica e tento preencher a matemática que me falta. Participo pouco
da lista por falta de tempo, mas não fujo a um bom desafio.
Meu interesse real por ela começou quando conheci Herbert
Cesar Gonçalves, um conterrâneo Monte-Altense genial que
trouxe medalha para o Brasil em 1987.
O Ralph Teixeira com certeza o conhece pois
está junto com ele entre os premiados.
Vale a pena mencioná-lo nesta lista:
http://www.obm.org.br/premiosobm1986.htm
http://www.obm.org.br/ibero2.htm (1987)
Eu tive o imenso prazer de conhecê-lo pessoalmente. E parte de minha
dedicação 'a ciência se deve a ele e ao pai dele (o brilhante professor
Wilson Júlio Gonçalves).
Para finalizar, devo dizer para toda pessoa, sem NENHUMA exceção,
que é preciso ACREDITAR que se pode fazer muito. Esse é o primeiro
passo. O segundo é a persistência. Acreditar não é racional, mas ajuda
bastante. É preciso correr atrás do sonho, lutar para mantê-lo vivo.
É preciso também fazer isso com humildade, nunca desprezar
os pequenos problemas como forma de ganhar insight nos grandes:
As crianças crescem porque são pequenas. Eu acredito muito nisso!
Um abração p/ vc também.
Ronaldo Luiz Alonso.
>
> Um Abracao pra voce
> Paulo santa Rita
> 5,1006,210906
>
>
>
>
>>From: <rlalonso@lsi.usp.br>
>>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>>Subject: Re: [obm-l] Olimpiadas de Matematica
>>Date: Thu, 21 Sep 2006 12:25:26 -0000
>>
>>On Wed, Sep 20, 2006, Paulo Santa Rita <paulosantarita@hotmail.com> said:
>>
>>
>>
>>
>> > Tudo aquilo que nos orgulha e com o que somos tentados a dizer que somos
>> > superiores aos nossos antepassados, tem uma mesma e unica origem : o
>> > pensamento ! Pensar parece ser a fonte básica de todas as grandes
>>conquistas
>> > e superacoes humanas. Assim, o exercicio do pensamento deve ser, a
>>priori, o
>> > nosso principal mister e aquilo no que devemos investir para que os
>>nossos
>> > posteros facam cada vez melhor.
>>
>>
>> O pensamento portanto, é de fato valorizado em
>>todo mundo. As pessoas que aprimoram o pensamento são bem vistas, são
>>respeitadas e admiradas pela grande maiorida das pessoas, pois muito
>>podem fazer por todos (e por elas mesmas).
>> Note-se que isso não é só uma questão moral. É também uma questão
>>financeira. Os trabalhos que mais pagam são aqueles mais complexos,
>> que exigem pensamento, lógica formal, capacidade de análise e
>>interpretação, criatividade e profundidade de pensamento.
>> E como se aprimora o pensamento? A rainha das ciências, que é a
>>matemática, é aquela que potencialmente mais pode nos afiar a mente
>>neste sentido. Com um trabalho diário, dedicação, amor e sobretudo
>>paciência, pode-se impressionar. É como um jardineiro que todo dia
>>cuida de seu jardim: Se ele for bem cuidado atrairá para si a atenção sem
>>
>>esforço algum. O pensamento e sua aprimoração, por vias do aumento
>>da profundidade deste, é uma dádiva do ser humano que
>>não deve ser jamais desprezada. E o que se ganha com isso? Se ganha
>>respeito,
>> satisfação de espírito e imortalização dos "memes" (idéias) criados
>>que, da mesma forma que os "genes", são IMORTAIS. As pessoas passam, mas
>>os genes e os "memes" ficam.
>> Isso vale mais que dinheiro, pois o dinheiro não traz consigo
>>a imortalidade.
>> Muitas pessoas dizem que é melhor ser respeitado simplesmente
>>"como pessoas", por um pequeno, do que ter puramente seu nome escrito
>>na história. Mas é sempre possível conseguir AS DUAS COISAS. Beijamim
>>Frankilin além de grande cientista foi também um grande político.
>> "Poincaré" por exemplo é apenas um sobrenome.
>> Mas Poincaré, mesmo tendo vivido pouco, fez sua
>>vida valer a pena. Muita gente não diz que ninguém se interessa por quem
>>foi Poincaré, os amigos que ele tinha ou como ele era e que além disso
>>muitas
>>pessoas o maldizem por ter criado a topologia. Mas essas pessoas
>>estão sem a devida noção da importância que ele teve para matemática e
>>para
>>evolução da humanidade. Não sabem bem o que
>>estão dizendo. ESSES ARGUMENTOS SÃO INÚTEIS: Se analisados a fundo
>>NÃO CONVENCEM NINGUÉM.
>> Quem sabe da importância da matemática, além de
>>se interessar pelo trabalho deste matemático (Poincaré), irá também em
>>parte se interessar por sua história,
>>simplesmente para saber como ele conseguiu evoluir tanto. Que estratégias
>>ele usou e porque as utilizou.
>> Não posso falar pelos outros, mas marticularmente, gostaria
>>de conhecer cada pessoa que participa dessa lista pessoalmente
>>e saber um pouco de sua história.
>> A história das pessoas É relevante.
>> Esse talento impar de pensar e as estratégias que as pessoas usam
>>para aprimorá-lo não podem ser jamais desprezadas: desprezar essas coisas
>> é desprezar a si mesmo como ser humano. É deixar dormente
>>o talento que pode ser despertado para se tornar melhor. Será que vale
>>a pena aplicar a lei do menor esforço deixando esse talento dormir, sendo
>>que com o passar do tempo tudo converge para o caos? Definitivamente não!
>> Precisamos EVITAR caos e para que isto aconteça é preciso gastar
>>energia
>>da forma mais produtiva que nos é permitida: O pesamento.
>> É isso aí pessoal. Vamos nos empenhar e mostrar que somos capazes de
>>resolver os desafios propostos. Vale a pena!
>>
>>
>>Grande abraço a todos!
>>Ronaldo
>>
>>
>> > Em todos sentidos, as Olimpiadas de Matematica são louvaveis !
>> >
>> > Um Abraco a todos
>> > Paulo Santa Rita
>> > 4,1754,200906
>> >
>> >
>> >
>> >
>> >
>> >>From: "Paulo Santa Rita" <paulosantarita@hotmail.com>
>> >>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>> >>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>> >>Subject: [obm-l] Problemas de Olimpiadas
>> >>Date: Wed, 20 Sep 2006 20:10:53 +0000
>> >>
>> >>Ola Pessoal,
>> >>( escreverei sem usar acentos )
>> >>
>> >>Mantendo a tradicao desta nossa lista, que, conforme diz a pagina da
>>OBM
>> >>no endereco
>> >>
>> >>http://www.obm.org.br/frameset-lista.htm
>> >>
>> >>foi concebida originalmente para a discussao de problemas olimpicos e
>>nao
>> >>para a solucao dos trivialissimos problemas de vestibulares e/ou de
>> >>concursos, seguem abaixo 5 problemas das Olimpiadas Russas. Estes
>>problemas
>> >>sao direcionados sobretudo aos nossos estudantes olimpicos do fim do
>>nivel
>> >>fundamental ( antiga 7/8 series ).
>> >>
>> >>PROBLEMA 1) Dois jogadores escolhem, alternadamente, o sinal de um dos
>> >>números 1, 2, 3, ... 20. Desde que o sinal de um número foi escolhido,
>>ele
>> >>não poderá ser modificado. Após todos os números terem recebido sinal,
>>é
>> >>efetuado a soma algébrica dos números e, a seguir, tomado o valor
>>absoluto
>> >>desta soma. O primeiro jogador procura minimizar o valor absoluto da
>>soma,
>> >>enquanto que o segundo jogador procura maximiza-lo. Como pode ser o
>> >>resultado final, supondo-se que cada jogador joga com perfeição ?
>> >>
>> >>PROBLEMA 2) Os dígitos de um número natural são reordenados e o número
>> >>resultante é acrescido ao número original. Prove que a resposta não pode
>> >>ser um número formado apenas com o algarismo nove. Prove também que se a
>> >>resposta for 10^10, então o número original é divisível por 10.
>> >>
>> >>PROBLEMA 3) Prove que existe um número divisível por 5^1000 que não tem
>> >>dígito zero.
>> >>
>> >>PROBLEMA 4 ) Três vértices KLM de um losango KLMN são pontos
>> >>respectivamente dos lados AB, BC e CD de um quadrado de lado unitário.
>> >>Encontre a área do conjunto de todos os possíveis valores do vértice N.
>> >>
>> >>PROBLEMA 5 ) Um número natural K tem a propriedade de que se K divide N,
>> >>então o número obtido N pela reversão de seus dígitos é também divisível
>> >>por K. Prove que K é um divisor de 99 ( Reversão dos dígitos de N
>>significa
>> >>que o primeiro dígiton passa a ser o último, o segundo passa a ser o
>> >>penúltimo e assim sucessivamente )
>> >>
>> >>Mais problemas de Olimpiadas Russas em :
>> >>
>> >>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/psr
>> >>
>> >>Um Abracao a Todos !
>> >>Paulo Santa Rita
>> >>4,1701,200906
>> >>
>> >>_________________________________________________________________
>> >>Chegou o Windows Live Spaces com rede social. Confira
>> >>http://spaces.live.com/
>> >>
>> >>=========================================================================
>> >>Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>> >>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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>> > Insta-le agora o Windows Live Messenger
>> > http://get.live.com/messenger/overview
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>> > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>> > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
>> >
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>>Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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