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Re: [obm-l] Olimpiadas de Matematica
Oi Gandhi !
O seu texto ( e o do colega Saulo tambem ) e maravilhoso. Ele e uma
descricao perfeita das minhas conviccoes e apenas confirma a bela alma que
sem duvida voce tem. Nao vou me alongar muito senao o nosso carissimo Prof
Nicolau vai "puxar a nossa orelha" pelo fato de nao estarmos abordando
problemas matematicos, mas te digo que ficaria muito feliz de conhecer
pessoas com o seu estilo.
Voce disse que estava na Alemanha, certo ? Se estiver em Gottingen, de um
abraco no Marcelo Protazio. Ele esta terminando o Doutorado la em Matematica
Aplicada ( Bio-Matematica ).
Um Abracao pra voce
Paulo santa Rita
5,1006,210906
>From: <rlalonso@lsi.usp.br>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re: [obm-l] Olimpiadas de Matematica
>Date: Thu, 21 Sep 2006 12:25:26 -0000
>
>On Wed, Sep 20, 2006, Paulo Santa Rita <paulosantarita@hotmail.com> said:
>
>
>
>
> > Tudo aquilo que nos orgulha e com o que somos tentados a dizer que somos
> > superiores aos nossos antepassados, tem uma mesma e unica origem : o
> > pensamento ! Pensar parece ser a fonte básica de todas as grandes
>conquistas
> > e superacoes humanas. Assim, o exercicio do pensamento deve ser, a
>priori, o
> > nosso principal mister e aquilo no que devemos investir para que os
>nossos
> > posteros facam cada vez melhor.
>
>
> O pensamento portanto, é de fato valorizado em
>todo mundo. As pessoas que aprimoram o pensamento são bem vistas, são
>respeitadas e admiradas pela grande maiorida das pessoas, pois muito
>podem fazer por todos (e por elas mesmas).
> Note-se que isso não é só uma questão moral. É também uma questão
>financeira. Os trabalhos que mais pagam são aqueles mais complexos,
> que exigem pensamento, lógica formal, capacidade de análise e
>interpretação, criatividade e profundidade de pensamento.
> E como se aprimora o pensamento? A rainha das ciências, que é a
>matemática, é aquela que potencialmente mais pode nos afiar a mente
>neste sentido. Com um trabalho diário, dedicação, amor e sobretudo
>paciência, pode-se impressionar. É como um jardineiro que todo dia
>cuida de seu jardim: Se ele for bem cuidado atrairá para si a atenção sem
>
>esforço algum. O pensamento e sua aprimoração, por vias do aumento
>da profundidade deste, é uma dádiva do ser humano que
>não deve ser jamais desprezada. E o que se ganha com isso? Se ganha
>respeito,
> satisfação de espírito e imortalização dos "memes" (idéias) criados
>que, da mesma forma que os "genes", são IMORTAIS. As pessoas passam, mas
>os genes e os "memes" ficam.
> Isso vale mais que dinheiro, pois o dinheiro não traz consigo
>a imortalidade.
> Muitas pessoas dizem que é melhor ser respeitado simplesmente
>"como pessoas", por um pequeno, do que ter puramente seu nome escrito
>na história. Mas é sempre possível conseguir AS DUAS COISAS. Beijamim
>Frankilin além de grande cientista foi também um grande político.
> "Poincaré" por exemplo é apenas um sobrenome.
> Mas Poincaré, mesmo tendo vivido pouco, fez sua
>vida valer a pena. Muita gente não diz que ninguém se interessa por quem
>foi Poincaré, os amigos que ele tinha ou como ele era e que além disso
>muitas
>pessoas o maldizem por ter criado a topologia. Mas essas pessoas
>estão sem a devida noção da importância que ele teve para matemática e
>para
>evolução da humanidade. Não sabem bem o que
>estão dizendo. ESSES ARGUMENTOS SÃO INÚTEIS: Se analisados a fundo
>NÃO CONVENCEM NINGUÉM.
> Quem sabe da importância da matemática, além de
>se interessar pelo trabalho deste matemático (Poincaré), irá também em
>parte se interessar por sua história,
>simplesmente para saber como ele conseguiu evoluir tanto. Que estratégias
>ele usou e porque as utilizou.
> Não posso falar pelos outros, mas marticularmente, gostaria
>de conhecer cada pessoa que participa dessa lista pessoalmente
>e saber um pouco de sua história.
> A história das pessoas É relevante.
> Esse talento impar de pensar e as estratégias que as pessoas usam
>para aprimorá-lo não podem ser jamais desprezadas: desprezar essas coisas
> é desprezar a si mesmo como ser humano. É deixar dormente
>o talento que pode ser despertado para se tornar melhor. Será que vale
>a pena aplicar a lei do menor esforço deixando esse talento dormir, sendo
>que com o passar do tempo tudo converge para o caos? Definitivamente não!
> Precisamos EVITAR caos e para que isto aconteça é preciso gastar
>energia
>da forma mais produtiva que nos é permitida: O pesamento.
> É isso aí pessoal. Vamos nos empenhar e mostrar que somos capazes de
>resolver os desafios propostos. Vale a pena!
>
>
>Grande abraço a todos!
>Ronaldo
>
>
> > Em todos sentidos, as Olimpiadas de Matematica são louvaveis !
> >
> > Um Abraco a todos
> > Paulo Santa Rita
> > 4,1754,200906
> >
> >
> >
> >
> >
> >>From: "Paulo Santa Rita" <paulosantarita@hotmail.com>
> >>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
> >>To: obm-l@mat.puc-rio.br
> >>Subject: [obm-l] Problemas de Olimpiadas
> >>Date: Wed, 20 Sep 2006 20:10:53 +0000
> >>
> >>Ola Pessoal,
> >>( escreverei sem usar acentos )
> >>
> >>Mantendo a tradicao desta nossa lista, que, conforme diz a pagina da
>OBM
> >>no endereco
> >>
> >>http://www.obm.org.br/frameset-lista.htm
> >>
> >>foi concebida originalmente para a discussao de problemas olimpicos e
>nao
> >>para a solucao dos trivialissimos problemas de vestibulares e/ou de
> >>concursos, seguem abaixo 5 problemas das Olimpiadas Russas. Estes
>problemas
> >>sao direcionados sobretudo aos nossos estudantes olimpicos do fim do
>nivel
> >>fundamental ( antiga 7/8 series ).
> >>
> >>PROBLEMA 1) Dois jogadores escolhem, alternadamente, o sinal de um dos
> >>números 1, 2, 3, ... 20. Desde que o sinal de um número foi escolhido,
>ele
> >>não poderá ser modificado. Após todos os números terem recebido sinal,
>é
> >>efetuado a soma algébrica dos números e, a seguir, tomado o valor
>absoluto
> >>desta soma. O primeiro jogador procura minimizar o valor absoluto da
>soma,
> >>enquanto que o segundo jogador procura maximiza-lo. Como pode ser o
> >>resultado final, supondo-se que cada jogador joga com perfeição ?
> >>
> >>PROBLEMA 2) Os dígitos de um número natural são reordenados e o número
> >>resultante é acrescido ao número original. Prove que a resposta não pode
> >>ser um número formado apenas com o algarismo nove. Prove também que se a
> >>resposta for 10^10, então o número original é divisível por 10.
> >>
> >>PROBLEMA 3) Prove que existe um número divisível por 5^1000 que não tem
> >>dígito zero.
> >>
> >>PROBLEMA 4 ) Três vértices KLM de um losango KLMN são pontos
> >>respectivamente dos lados AB, BC e CD de um quadrado de lado unitário.
> >>Encontre a área do conjunto de todos os possíveis valores do vértice N.
> >>
> >>PROBLEMA 5 ) Um número natural K tem a propriedade de que se K divide N,
> >>então o número obtido N pela reversão de seus dígitos é também divisível
> >>por K. Prove que K é um divisor de 99 ( Reversão dos dígitos de N
>significa
> >>que o primeiro dígiton passa a ser o último, o segundo passa a ser o
> >>penúltimo e assim sucessivamente )
> >>
> >>Mais problemas de Olimpiadas Russas em :
> >>
> >>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/psr
> >>
> >>Um Abracao a Todos !
> >>Paulo Santa Rita
> >>4,1701,200906
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> >>Chegou o Windows Live Spaces com rede social. Confira
> >>http://spaces.live.com/
> >>
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> >>Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> >>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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