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Re: [obm-l] probleminhas
Olá,
1)
3 + p - q = 0 ... p -q = -3, letra C
2)
8x = d
9(x-0,5)=d
assim:
9x - 4,5 = 8x
x = 4,5
d = 8*4,5 = 36, letra E
3)
nao entendi.
4)
de 8 em 8 segundos, o piloto A passa pela origem,
de 9 em 9 segundos, o piloto B passa pela origem,
de 10 em 10 segundos, o piloto C passa pela origem..
assim, se encontrarmos um numero que é divisivel por 8, 9 e 10, teremos o
tempo
em segundos que eles demorarao pra passar pela origem juntos...
8 = 2*2*2
9 = 3*3
10 = 2 * 5...
hmm
360 = 2*2*2*3*3*5 é divisivel pelos 3 numeros.. assim, 360 segundos = 6 min.
Logo, às 10h 6min., letra B.
abraços,
Salhab
----- Original Message -----
From: "elton francisco ferreira" <elton_2001ff@yahoo.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, June 22, 2006 10:43 PM
Subject: [obm-l] probleminhas
1. Uma das raízes da equação 3x² - px - q = 0, na qual
x é a variável, é o elemento -1. O valor de p - q é
A) -1
B) 0
C) -3
D) 3
E) 1
2. Se diminuirmos em 0,5 cm as tiras que vamos cortar,
ao invés de 8, obteremos 9 tiras. Qual era o tamanho
da peça inteira?
A) 72 cm B) 64 cm C) 80 cm D) 90 cm E) 36 cm
3. Para a construção de uma calçada, calculou-se que
seriam necessárias 24 latas de areia. Quantos sacos de
cimento
(cada saco dá 2 latas) serão empregados, sabendo-se
que a razão cimento-areia é 1/4?
A) 3
B) 4
C) 5
D) 6
E) 2
21. Numa corrida de Fórmula 1, verificou-se que o
piloto A dá uma volta na pista em 8 segundos, o piloto
B, em 9
segundos, e o piloto C, em 10 segundos. Ao receber o
sinal, eles partiram de um mesmo ponto, às 10 horas.
Podemos afirmar que eles passarão juntos, novamente,
pelo ponto de partida, às
A) 10h 8min.
B) 10h 6min. D) 10h 20min
C) 10h 10min. E) 10h 30min
desde ja agradeço!
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http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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