Caros amigos, estive lendo ultimamente sobre Esteganografia. Pelo que entendi, a esteganografia consiste em enviar mensagens ou até arquivos inteiros dentro de outras mensagens ou arquivos de forma que é quase impossível perceber a presença desta “escrita encoberta”.
Em um momento inicial, teorizei sobre em utilizar um arquivo de imagens fractais como “casca” para uma chave criptográfica.
O objetivo da utilização de fractais não é exatamente a imagem em si, mas a fórmula matemática de geração desta imagem. O intuito seria utilizar fractais como chaves mesmo, não só sua representação gráfica. Neste esquema, não existiria uma mensagem escondida no fractal – o fractal seria a própria chave. A representação gráfica do fractal seria simplesmente a representação gráfica da própria chave.
Por exemplo, as chaves assimétricas no esquema RSA são geradas pelo produto de números primos gigantes, não é isso? De forma semelhante, fractais são gerados por fórmulas matemáticas de iterações gigantes no universo complexo (raiz quadrada de números negativos, etc.), literalmente. A complexidade da quebra da chave estaria nessas diversas iterações e na obtenção dos coeficientes da fórmula matemática de geração – que poderiam ser números primos.
Meu receio é que eu esteja apenas complicando algo que já exista de forma mais simples na atualidade, como é o caso da genial idéia das chaves assimétricas RSA. Porque olhando de longe, ambos os fractais assimétricos não passariam de combinação de números. É isso mesmo.
Se alguém souber de um material bom sobre esteganografia me fale. E se alguém quiser fazer qualquer comentário, agradeço.
( ^_ ^)