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[obm-l] ANÁLISE COMBINATÓRIA!
O problema do sistema cartesiano é equivalente a escrever uma palavra de 10 letras usando N ou L e portanto pelo Principio Multiplicativo temos 2^10 possibilidades.
Se as vogais permanecem na posicao inicial entao basta permutar as letras que sobram : 6!
No problema dos numeros impares, temos que os numero em questao sao 1,3, 5,7 e 9 sendo que o 1 e 3 devem ficar juntos. Considerando 1- 3 e 3-1 como um "novo numero" temos que permutar 4 "numeros".
2*24 = 48
[]s
> numero de maneiras de escolher 5 entre 7
> C7,5 = 7!/5!*2! = 21 combinaçoes de questoes possiveis, logo o numero maximo de alunos e 21, 22 alunos ja vao ter dois com as mesmas questoes.
>
>
>
On 12/10/05, Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis <jorgelrs1986@hotmail.com> wrote:
Ok! Eritotutor e demais colegas! Este é mais um assunto bastante
convidativo...
Um professor propôs, para uma de suas turmas, uma prova com 7 questões, das
quais cada aluno deveria escolher exatamente 5 questões para responder.
Sabe-se que não houve duas escolhas das mesmas 5 questões entre todos os
alunos da turma. Logo, o número máximo de alunos que essa turma poderia
possuir era: Resp: 21
Dois prêmios devem ser distribuídos entre n pessoas, de modo que uma mesma
pessoa não receba mais que um prêmio. Se os prêmios forem iguais, a
distribuição poderá ser feita de K + 20 maneiras, mas, se os prêmios forem
distintos, a distribuição poderá ser feita de 4K - 10 maneiras. O número n
é: Resp: 10
Um homem encontra-se na origem de um sistema cartesiano ortogonal de eixos
OX e OY. Ele pode dar um passo de cada vez, para norte ou para leste. Se ele
der exatamente 10 passos, o número de trajetórias que ele pode percorrer é:
Resp: 2^10
Quantas permutações podemos fazer com as letras da palavra algarismo, de
modo que as vogais conservem a mesma ordem? - de modo que as vogais ocupem
os mesmos lugares? Resp: 15.120 e 120
A quantidade de números diferentes formados de cinco algarismos ímpares e
distintos, nos quais os dois menores estão sempre juntos é: Resp: 48
A propósito, quantos elementos contém cada um dos arranjos de m elementos n
a n, supondo-se m > n?
Abraços e Bom Final de Semana!
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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